ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

"Adolescente tem que ser preso". Seria mesmo uma solução?

Por Ana Maria Assis de Oliveira (*) | 10/10/2014 11:10

Muitas pessoas falam de uma forma superficial sobre impunidade, defendem que nossas leis são “fracas”, sendo que a maioria sequer leu um artigo da legislação brasileira.

Assunto abordado por diversos candidatos durante a campanha política, sobre a redução da maioridade penal, por exemplo, as argumentações são no sentido de que o adolescente não permanece na unidade de internação por muito tempo e logo depois comete outro ato infracional. "O guri nem fica preso e já tá na rua aprontando de novo".

Certo dia, ouvi da mãe de um adolescente: "Essa gente parece que não tem filho, não tem sobrinho, não tem família. Porque entra nessa vida qualquer um, tem rico e tem pobre nessa vida!", se referindo ao uso e ao tráfico de drogas.

Mas, voltando ao assunto da "prisão" desses adolescentes, é ignorado o fato de que as unidades de internação estão superlotadas, em péssimas condições de habitabilidade, que a estrutura que o Estado oferece para socioeducação destes adolescentes não comporta as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), e que desta forma, fica impossível aplicar o que está escrito na legislação.

Será que o problema é a lei mesmo? Antes de responder esta questão, poderíamos cobrar o cumprimento da lei, quem sabe ela sendo cumprida traria melhores resultados. Nós nem a conhecemos sendo aplicada. Isso sem contar que estes adolescentes têm histórico de direitos constitucionais violados desde a infância, portanto, é lei sendo descumprida desde o início.

Mas quando é o hipossuficiente que descumpre a lei, e não o Estado, opa! Aí a sociedade revoltada, que quer “ir pra rua” e levantar bandeiras, aparece. Onde estava todo mundo quando este ser humano que cometeu um crime, na época em que era criança, estava abandonado na rua a mercê de usuários de drogas e traficantes? Cadê o interesse sobre a realidade de quem está à margem da sociedade?

É um ciclo vicioso, uma situação de vulnerabilidade que passa de pai pra filho na periferia de Campo Grande e de todas as cidades do país. E você aí, parado, achando que isso nunca vai te atingir de alguma forma, até que é ameaçado com uma arma na cabeça. E se a lei for mais dura, depois que você levar o tiro, o “bandido” vai pra cadeia, mas e daí? Uma lei mais dura pode representar uma boa vingança, mas não vai trazer o milagre da ressurreição.

E não pense que o infrator vai deixar a criminalidade por medo de prisão. Eles já apanham muito, e não tem medo de nada, afinal: diferente de você, eles não tem nada a perder nesta vida.

Nascer e crescer com direitos violados não faz bem a ser humano algum. Nós, que exercemos atividades lícitas e seguemos a vida com dignidade, não sabemos como seríamos se estivéssemos no lugar dessa gente.

Eu acredito que o problema está em quem tem oportunidade de buscar saber como as coisas realmente funcionam, mas prefere reivindicar o que lhe vem à cabeça. O que resulta na inércia do Estado, que aproveita a ignorância do povo pra abandonar a questão, ou estimular a ideia de que pra resolver o problema da segurança pública é só “enjaular” mais gente, isso dá muito menos trabalho.

As medidas socioeducativas, as garantias do Estatuto da Criança e do Adolescente assim como os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, caso aplicados com responsabilidade, aceitos pela sociedade, estudados em conjunto com os profissionais de áreas interdisciplinares como psicólogos e assistentes sociais, assim como previsto na legislação, poderão cumprir verdadeiramente o papel de socioeducação desses adolescentes que, muitas vezes, sem afeto familiar e sem compromisso do Estado, acabam por aprender e transmitir o que lhes traz apenas ódio, dor e sofrimento.

(*) Ana Maria Assis de Oliveira, jornalista e assessora jurídica.

Nos siga no Google Notícias