ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

15 de maio, parabéns assistente social

| 15/05/2012 07:01

Por Ledi Ferla (*)

O Serviço Social no Brasil foi criado em 1936. Profissão ainda nova, os (as) Assistentes Sociais hoje estão presentes em todas as cidades brasileiras, atuando especialmente nas políticas da Assistência Social, Saúde, Previdência, Habitação Popular, na área empresarial na assessoria dos movimentos sociais. Este profissional destaca-se também no campo educacional, formando novos profissionais nas áreas de graduação e pós-graduação.

Preparado para atuar nas políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais, a profissão avançou muito na última década devido à implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Os serviços padronizados em toda a esfera nacional, Centros de Referência de Assistência Social –CRAS e Centros de Referência Especializados em Assistência Social –CREAS, dentre outros, demandam para os governos a realização de concursos públicos, como exigência da política pública. Portanto, no campo da Assistência Social a intervenção do Serviço Social é primordial, tanto para a atuação técnica como na gestão.

Combater a pobreza, as desigualdades sociais, expressões da questão social, caracterizam-se como objeto da intervenção do Serviço Social. Estudioso(a) das questões sociais, o(a) Assistente Social pesquisa, elabora diagnósticos e projetos de intervenção da realidade social na perspectiva de transformá-la. Esta não é uma tarefa simples, pois ainda existem na sociedade, práticas assistencialistas, na perspectiva do favor e da caridade. Atuar com metodologias libertadoras, visando o direito, a autonomia e emancipação dos cidadãos é o que faz o serviço social.

Parabéns a todos(as) os(as) Assistentes Sociais que se dedicam na construção e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, que acreditam no ser humano e na sua capacidade de autonomia, que não desistem nunca de lutar por uma sociedade com justiça social, contra toda e qualquer discriminação. Com certeza a diminuição da pobreza em nosso país é fruto também da intervenção dos(as) Assistentes Sociais.

(*) Assistente Social, secretária de Assistência Social de Dourados.

Nos siga no Google Notícias