A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

01/09/2015 09:26

27 de agosto, dia nacional do corretor de imóveis

Por Heitor Freire (*)

No dia 27 de agosto, nós, corretores de imóveis, comemoramos o nosso Dia Nacional. Foi nessa data, em 1962, que o senador Auro Moura Andrade, presidente do Congresso Nacional, promulgou a lei 4116 que, inicialmente, deu reconhecimento à nossa atividade profissional.

Veja Mais
Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
A aviação e suas regras

Digo inicialmente porque logo depois essa lei foi considerada inconstitucional. O respaldo legal definitivo foi concedido pela Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, sancionada pelo presidente Ernesto Geisel, que, em função disso, recebeu o título de Corretor de Imóveis Emérito, no 12º Congresso dos Corretores de Imóveis do Brasil, realizado em outubro de 1983, em Campo Grande.

No congresso seguinte, em 1985, em Porto Alegre, foi aprovada a tese que iniciou o processo para conceder ao corretor de imóveis o status de profissional liberal. Elaborada para ser apresentada pelo corretor de imóveis, Levi Faustino Ratier, que, circunstancialmente, não pôde comparecer, mas teve sua apresentação e defesa efetuadas pelo nosso colega Jorge Musa Tuma. A tese foi aprovada por aclamação.

Mato Grosso do Sul, no cenário nacional dos corretores de imóveis, sempre teve destaque por força da ação, da inteligência, da capacidade e da competência de seus componentes. Mais uma vez essa atuação foi confirmada com a atitude dos colegas acima mencionados.

Por falar nisso, presto aqui uma homenagem e o reconhecimento a um colega que hoje não mora mais em Campo Grande, mas deixou um legado rico de realizações e perenidade: Carlos Roberto Charles Figueiredo Gonçalves. Foi ele quem concluiu a sede do nosso Sindicato. Construiu e concluiu também a bela sede do Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis e também do Secovi – o sindicato da Habitação, entidades essas todas presididas por ele.

É ainda uma iniciativa dele a denominação da bela praça situada no começo da avenida Afonso Pena, a via mais importante do nosso estado: praça do Corretor de Imóveis, inaugurada em 28 de agosto de 1987, por um projeto de lei do então vereador Jairo Fontoura Corrêa – também corretor de imóveis – e sancionada pelo prefeito Juvêncio César da Fonseca.

Nessa praça, no último dia 27, foi realizado um ato ecumênico em comemoração ao nosso dia e também com a finalidade de promover um congraçamento dos nossos colegas. No ato compareceram o Juvêncio e o Jairo, que foram homenageados pelo Sindimóveis. Também compareceu o colega Arthur Jorge José Salomão, o decano de nossos presidentes. Presidiu nossa associação profissional de 1975 a 1977.

O ato religioso foi celebrado pelo padre Rosenei Pauli, vice reitor do Seminário Propedêutico e pelo pastor Ernesto Nascimento Soares, da Primeira Igreja Batista, cujas palavras sensibilizaram os presentes. Participaram também do ato os presidentes das entidades do mercado imobiliário: James Antônio Gomes, do Sindimóveis; Delso José de Souza, do Creci; Marcos Augusto Netto, do Secovi e Ronaldo Ghedine Ribeiro, da Câmara de Valores Imobiliários, dando assim, dimensão e magnitude ao ato.

A nossa profissão se caracteriza por uma singularidade: a parceria nos negócios. Não somos concorrentes, a parceria hoje está plenamente implantada e é um fator de união. Acabamos de sair de uma eleição acirrada para o nosso Conselho Regional, cujo resultado demonstra a liderança dos componentes das duas chapas. Passada a eleição, a parceria elimina todos os resquícios da disputa e nos proporciona a todos uma continuidade fraterna e unida.
Parabéns, colegas. Em frente e para o alto. 

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
Ao fim de cada ano, realizo uma pesquisa com funcionários de empresas de todo o Brasil para avaliar quais foram as coisas que mais impactaram na prod...
A aviação e suas regras
A aviação conseguiu, em menos de um século, aproximar os continentes, as empresas e, principalmente, as pessoas. Foi uma evolução tão rápida que não ...
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions