ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

Abordagem do zika vírus na escola

Por Marisa Ester Rosseto (*) | 27/02/2016 09:59

Não se fala em outra coisa: o avanço do zika vírus, via Aedes aegypti, e suas consequências. Todos estão alerta. No Brasil, 18 Estados confirmaram a circulação do vírus, e países como Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela também foram afetados.

Por conta do grande registro de casos e da associação entre a doença e a má formação cerebral em bebês, a Organização Mundial de Saúde (OMS), junto com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), emitiu um alerta mundial com recomendações em relação ao diagnóstico e monitoramento dos casos.

Neste cenário de emergência mundial, nós, educadores, trouxemos o assunto às nossas aulas. Professores de Ciências, do Ensino Fundamental, e de Biologia, do Ensino Médio, do Colégio Marista Arquidiocesano, alguns inclusive com especialização em virologia pela USP, têm abordado diferentes aspectos que envolvem o zika vírus.

Os professores da área de Ciências Biológicas, César Lisboa (4° ano do Ensino Fundamental 1), Renato Reis (7° ano do Ensino Fundamental), Leandro Alcerito (2ª série do Ensino Médio) e Edmari Paulino (3ª série do Ensino Médio) tratarão este tema do vírus (doença, prevenção e consequências) a partir das abordagens biológicas, ecológicas, sociais e culturais, com graus de complexidade diferentes, dependendo da faixa de desenvolvimento dos alunos e do currículo proposto no ano/série.

No 4° ano do Fundamental, o tema do zika vírus está ligado a um conteúdo conceitual maior, que faz parte do programa: pragas urbanas. Uma das questões abordadas é a da dengue, e, como o vetor de transição é o mesmo, os assuntos são trabalhados em conjunto.

Na 7ª série do Ensino Fundamental, diversas reflexões serão feitas com os alunos, a partir de questões como: será que não deveríamos ter controlado a população do mosquito transmissor (Aedes aegypti) durante as décadas prévias ao aparecimento do zika vírus? Trata-se de negligência? Se sim, por parte de quem?

Na 2ª série do Ensino Médio, o tema “Vírus, viroses e epidemias” será tratado sob uma ótica abrangente e complexa, abordando aspectos biológicos, fazendo análises sociais, geográficas, históricas e fatores que favorecem a dispersão das doenças.

Na 3ª série do Médio, na área de Biologia, as explicações girarão em torno do estudo e da construção do conceito de vírus, sobre como ele ataca, sua forma de propagação e a doença causada por ele. Considerando a questão ecológica, serão abordados os cuidados para evitar a propagação do Aedes, sob os pontos de vista sociais e culturais. A ideia é discutir as responsabilidades.

Devemos tratar com responsabilidade e profundidade os assuntos de atualidades com nossos alunos. A escola deve auxiliá-los na construção de conhecimentos atrelados aos diferentes níveis de competências, a partir do enriquecimento de vocabulário, leitura de jornais e revistas, debates, filmes, pesquisas para que saibam, aqui e agora, se posicionar ética e criticamente mediante os problemas e contextos das diversas áreas. Devemos, assim, pensar em uma escola produtora de culturas, em um ensino orientado à formação integral dos sujeitos.

(*) Marisa Ester Rosseto é diretora educacional do Colégio Marista Arquidiocesano, do Grupo Marista.

Nos siga no Google Notícias