ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Artigos

Alteração de um desfecho previsível

Por Iriny Lopes (*) | 17/08/2011 10:38

A morte de Patrícia Acioli confirma a atuação das organizações criminosas no país e a dificuldade de enfrentar o problema.

É prática do crime organizado assassinatos por excelência, ou seja, demonstrar poder e espalhar o medo através da execução espetacular de pessoas renomadas, ou anônimas que atuem contrariamente aos seus interesses, como visto, por exemplo, em grupos de extermínio.

O homicídio da juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, na porta de sua casa, em Niterói, na noite de 11 de agosto, amplia a lista de magistrados brasileiros vítimas dessas organizações: em 2003, foram executados Antonio Machado Dias, juiz corregedor de presídios no interior de São Paulo, e Alexandre Martins de Castro Filho, integrante da Missão Especial Federal que investigava o crime organizado no Espírito Santo. O caso revelou ainda a situação de outros 87 magistrados ameaçados, segundo levantamento do CNJ.

A morte de Patrícia Acioli confirma a atuação das organizações criminosas no país e a dificuldade de enfrentar o problema. O nome da juíza constava de uma lista de pessoas marcadas para morrer por um grupo de extermínio de São Gonçalo.

A listagem estava com o chefe da quadrilha, preso há seis meses.

Desmantelar o crime organizado não é tarefa fácil, considerando as ramificações nacionais e transnacionais dessas quadrilhas e a variedade de atividades ilícitas envolvidas.

Nos anos 80, mais de 20 juízes e promotores foram assassinados durante as investigações da máfia italiana. Enfrentar organizações criminosas exige inteligência para atacar o alto da hierarquia criminosa, agilidade nas prisões e julgamentos e fim da impunidade, que é, em última análise, o elemento propulsor da violência.

Patrícia Acioli era juíza e mãe de três filhos. Uma mulher que encarou de frente as organizações criminosas. Há inúmeros relatos de magistradas em situação semelhante a de Patrícia e que, de forma idêntica, merecem um cuidado especial através de uma estrutura proporcional ao peso de suas decisões e das ameaças decorrentes de suas sentenças.

Na outra ponta, mulheres estão sendo mortas por envolvimento com o crime organizado. Combater essas redes significa não só preservar a vida de juizas e juizes que se tornam visíveis e alvos de quadrilhas em suas atuações contra a violência. É preciso também acenar com um horizonte de futuro para essas mulheres invisíveis para o conjunto da sociedade.

A tragédia é resultante de um processo, da visibilidade, ou invisibilidade dessas mulheres. A SPM tem combinado o enfrentamento à violência com programas para a construção da autonomia das mulheres, seja na geração de emprego e renda, na área educacional e de qualificação profissional, enfim políticas públicas que podem efetivamente alterar o desfecho de uma história previsível.

(*) Iriny Lopes é ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Nos siga no Google Notícias