A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

23/07/2016 09:00

Amigo é dinheiro no bolso

Paula Guimarães (*)

Chegou o Dia Internacional da Amizade, celebrado em 20 de julho. Mas como confiar nas pessoas, ter amigos, diante de um cenário no qual a insegurança tem ganhado espaço?

Andamos pelas ruas olhando para os lados, segurando firme o celular, a bolsa, porque a qualquer momento podemos ser assaltados. São inúmeros e impressionantes os casos de violência exibidos nos telejornais, além daqueles que presenciamos no nosso dia-a-dia.

É uma realidade que se reflete nos relacionamentos e nos leva, muitas vezes, a não confiar nas pessoas nos impedindo de construir laços de amizade.
Foi no dia 27 de abril de 2011, que a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros há celebrarem o Dia Internacional da Amizade, e dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”.

A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países, incluindo o Brasil, e foi aceita, unanimemente, pela Assembleia Geral.

Conta-se que esse movimento teve início na Argentina, com o médico, Enrique Febbraro, que considerou a chegada do homem à Lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis". Por isso, se pensou em um dia para celebrar a importância de se ter amigos.

A Bíblia diz: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante” (Eclo 6,14-17).

Um dia ouvi de um amigo que eu não precisava me blindar de todos, mas que deveria sim me proteger dos que não me querem bem, que tramam o meu mal, e, principalmente, daqueles que percebo que já praticam o mal contra mim e os meus. O meu afastamento temporário dessas pessoas é saudável, até para ajudá-las a terem a oportunidade de perceber que o que estão fazendo causa feridas em mim.

Mas, revidar, se vingar, se afastar definitivamente de todos não é a solução; se trancar e se isolar do mundo, é utopia. É preciso enfrentar com coragem os relacionamentos que a vida nos impõe. Na vida profissional, não escolhemos nossos colegas de trabalho, mas precisamos conviver com eles, respeitá-los; em nossa família também não escolhemos todos os membros, mas são nossa família. O que se espera de uma pessoa madura, de um ser humano bom é o mínimo de educação e respeito.

Como se diz, “amigos de verdade dá para contar nos dedos”. Que no Dia Internacional da Amizade possamos celebrar a alegria de ter e ser amigo de fazer parte do grupo daqueles que lutam por um mundo melhor, que começa a partir de nós.

Termino discordando do que ouvi muito de um dos meus avós que, brincando, sempre me dizia: “Amigo é dinheiro no bolso”. Não vô amigo, é poderosa proteção, como foi o senhor pra mim durante muitos anos. E quanta saudade eu tenho desse amigo fiel!

*Paula Guimarães é missionária da Comunidade Canção Nova, jornalista, administradora e apresentadora da TV Canção Nova.

Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras
Incertezas são o que mais temos, porém ideias norteadoras e essenciais para a construção de um futuro mais sustentável já existem. Não podemos ignora...
Quando, também na escola, se dialoga sobre as religiões
Temos percebido uma crescente preocupação acerca do papel social da escola e da educação que acontece neste espaçotempo. Numa perspectiva de sociedad...
19 anos de Código de Trânsito Brasileiro
No dia 22/01/17, o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 19 anos de vigência. Após 31 Leis que o alteraram, com o complemento de 655 Resoluçõe...
Previdência Social: verdades e mentira
Com a reforma da Previdência, e já que acabaram com o Ministério da Previdência, vários ministros dispararam versões sobre o tema, mas como não sabem...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions