ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

Às armas da democracia, cidadãos

Por Gabriel Bocorny Guidotti (*) | 01/10/2015 15:58

A luta dos povos contra a tirania tem trilha sonora. Chama-se ‘A Marselhesa’, música composta pelo oficial Claude Joseph Rouget de Lisle, durante a Revolução Francesa. Hoje é o hino nacional da França. A melodia evoca os direitos de liberdade, igualdade e democracia e, a julgar pelo ritmo que caminha a humanidade, permanecerá atualizada para as gerações vindouras.

Observo a realidade e noto que os protestos de hoje encontram eco no movimento de 1789. Uma corte, vil e cruel, dispunha de pujança, enquanto que o povo, afrontado por severas indignidades, sentava e assistia o esfacelamento do tecido social. Não era uma boa época de se viver, exceto se você fosse um monarca. Ademais, entre a opressão de Luís 16 e os corruptores deste país noviço chamado Brasil há pequena diferença.

O mundo pós-moderno legislou os direitos humanos. Vivenciamos um período de respaldo legal, embora graves violações continuem a dominar as manchetes da mídia. Reis deram lugar a presidentes. A opinião pública é levada em consideração. O poder absoluto foi ramificado, mas continua imbatível. As decisões de um Congresso Nacional – financiado pelas grandes empresas – são voltadas menos para o eleitorado e mais para seus patrocinadores. Incontáveis desmandos levam o Brasil a desembocar em um corrosivo lugar: o oceano da corrupção.

O princípio da luta das massas é o mesmo. Quem os corruptos pensam que são para tomar o dinheiro público deliberadamente? Acham-se melhores que seus concidadãos por andarem de terno e limusine? Tanta riqueza, tanta podridão. A sociedade sabe quem são seus nobres. Eles pensam que podem viver pacificamente deixando tão pouco para o resto de nós. Metaforicamente, que o sangue impuro banhe nosso solo. Chega de pensamentos mesquinhos orientando o futuro.

Alguém controla a máquina das desigualdades. Não é por acaso que, diariamente, os jornais falam de credores implacáveis e devedores de bilhões. As pessoas comuns não podem ser penalizadas por uma corja de indivíduos que decidiu usar o Estado em favor das próprias ambições. Nossa fé é testada diariamente. A paciência está se esgotando. A Revolução Francesa vive como nunca, potencializada pelas novas tecnologias, que globalizaram o sentimento de esperança. Às armas da democracia, cidadãos!

(*) Gabriel Bocorny Guidotti, bacharel em Direito e estudante de Jornalismo em Porto Alegre – RS

Nos siga no Google Notícias