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As revelações do Enem

Por Rosildo Barcellos | 26/10/2011 17:27

A idéia de realizar um exame de âmbito nacional que pudesse ser utilizado como critério para acesso às universidades brasileiras não é nova: sua implementação também remonta à última década do século passado. Durante muitos anos o Ministério da Educação – MEC, insistiu persistentemente com as universidades para que adotassem o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como forma de acesso ou, pelo menos, como um dos critérios a serem considerados complementarmente aos seus métodos tradicionais de seleção buscando vislumbrar as competências e habilidades de alguém que esteja interessado em ingressar no ensino superior.

Busquei algo que pudesse sustentar essa visão e encontrei na revista do Enem um encarte que inclui uma parte intitulada "Matriz de Competências e Modalidades", com as seguintes definições desses conceitos:

"Competências são modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer".

"Habilidades são especificações das competências estruturais em contextos específicos, decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio de ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências".

A partir disto minhas dúvidas aumentaram quando tentei descobrir quais as revelações do Enem, posto que entre as batalhas jurídicas,vazamentos de gabarito e de questões,os prazos de validade do certame; estão também a preocupação do custo de tudo isso para o país. Destarte,o resultado apresentado já era o esperado: Escolas particulares no cume da pirâmide.

Estive visitando uma das mais bem conceituadas e que está no topo do ranking no Centro Oeste. Observei que a diretriz é ensinar com responsabilidade e disciplina. De 20 professores renomados, 9 são exclusivos, as aulas em período integral são de 90 minutos e há reforço em conteúdos como interpretação de textos, raciocínio lógico e a implantação de disciplinas como Geopolítica e Atualidades. E não param de pensar em vanguarda pretendendo incluir a disciplina de Trânsito e Cidadania para 2012.

Evidentemente que tendo ferramentas importantes ao seu redor há uma facilitação do entendimento,mas o importante é perceber que desenvolver as competências e habilidades de cada um estão nas mãos de cada indivíduo,buscando no seu pequeno mundo encontrar a mola propulsora para a vida.

Na verdade, o segredo não é segredo. O estilo do Bionatus é tradicional, quadro giz,professores atenciosos, apostila específica e vontade de servir.Ou seja,o estudante do campo e período integral aliado a prática na atividade fim pode ser uma luz no fim do túnel para o nosso futuro agrícola,principalmente para Mato Grosso do Sul que inicia seus passos para a industrialização.

Entretanto a essência de tudo ainda continua na família e no ideal de ser alguém, ter uma profissão e auxiliar ao próximo através de sua carreira. Quanto ao Enem, resolvi algumas questões encaminhadas por alunos e encontrei alguns equívocos além de discordar do gabarito oficial por duas questões; mas acredito que ele seja ainda importante. É uma pena que ele escancara a situação educacional que estamos vivenciando,atualmente, neste nosso imenso país.

(*) Rosildo Barcellos é articulista

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