ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

As vantagens do intercâmbio em família

Por Ana Luisa D´Arcadia de Siqueira (*) | 16/10/2014 13:45

Cada dia mais os pais se preocupam com a preparação de seus filhos para o competitivo mercado de trabalho. Por isso, a procura por programas de intercâmbio para crianças e adolescentes está crescendo. Esse programas são oferecidos por colégios preparados, com estrutura específica, além do desenvolvimento de atividades voltadas para cada faixa etária, garantindo satisfação, segurança, e um desenvolvimento da língua de forma dinâmica e divertida.

Mas mesmo sabendo que a segurança das crianças e adolescentes é garantida, muitos pais não se sentem confiantes em deixar o filho fazer sozinho uma viagem internacional (muitas vezes, a primeira da criança) e também não se sentem confortáveis em passar tanto tempo longe. Mas há uma opção: o intercâmbio em família.

Crianças podem fazer cursos de férias, os conhecidos acampamentos de verão ou inverno. São programas que incluem aulas de idioma, atividades, viagens, acomodação, alimentação. As escolas que oferecem este tipo de programa, são totalmente preparadas para garantir a segurança durante o período de intercâmbio.

Adolescentes também podem fazer o curso durante o período de férias. Funciona da mesma forma do curso para crianças, mas as atividades são voltadas para a faixa etária superior. Para quem tem mais de 16 anos, é possível fazer o curso de idioma convencional. Normalmente, essa é a idade mínima exigida pelas escolas.

Já os pais podem aprender ou aprimorar o segundo idioma, além de aproveitar para conhecer o destino. Também é possível fazer cursos do idioma com foco na área de atuação no Brasil, como inglês para negócios, por exemplo.

Ao escolher o programa em família, os pais proporcionam aos filhos toda essa experiência e no final de cada dia aproveitam um momento em conjunto, já que para este tipo de programa, a acomodação é dividida pelos familiares, e pode ser casa de familia, hotel ou apartamento alugado.

Claro que alguns cuidados são necessários. Quando o foco da viagem é o aprendizado de outro idioma, é preciso atenção para que a família não se comunique apenas em português, o que atrapalha o desenvolvimento do outro idioma. Também é necessário conversar com pessoas do país de destino. Uma maneira interessante é incentivar os pequenos a fazer pedido em restaurante, tirar dúvidas em lojas, etc. Dessa forma, eles se comunicam e colocam em prática o que está sendo aprendido nas aulas.

Há várias opções de destino. Os mais procurados para este tipo de programa são Estados Unidos e Canadá, seguidos de Inglaterra e Irlanda. Para os que desejam aprimorar o espanhol, a Espanha tem ótimos programas de intercâmbio para família.

As vantagens deste tipo de programa são incontáveis. Conciliar as férias com estudos em família é uma ótima opção. É possível adquirir conhecimentos, vivenciar uma nova cultura, conhecer pessoas novas, descobrir novos lugares, enquanto se aproveita o convívio familiar. Se viver uma experiência no exterior é incrível, em família pode ser melhor ainda.

(*) Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.

Nos siga no Google Notícias