A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

28/01/2011 09:39

Bonito fica onde?

Por Paulo Renato Coelho Netto (*)

Ninguém sabe onde fica Bonito porque não se sabe onde é Mato Grosso do Sul ou não sabe onde é Mato Grosso do Sul porque não se sabe onde fica Bonito? Parece a história de quem veio primeiro: o ovo ou a galinha.

O fato é que está todo mundo indignadinho porque uma novela mandou Bonito para Mato Grosso, aquele Estado vizinho que cresceu mais que a gente, fez mais dinheiro que a gente, tem mais boi e soja que a gente, mais cidades que a gente e vai levar a Copa do Mundo para lá e que, por isso mesmo, está rindo na cara da gente.

O fato é que desde 11 de outubro de 1977, quando o general presidente Ernesto Geisel criou Mato Grosso do Sul na canetada, são raros projetos de marketing para divulgar o Estado. Tem gente até hoje que jura que folder é marketing.

Houve tentativas de contar para o Brasil e para o mundo que Mato Grosso do Sul existe, como tornar a atriz Luíza Brunet embaixadora do pantanal. A belíssima sul-mato-grossense, que nasceu em Itaporã, veio aqui, tirou fotografias e foi embora do jeito que chegou: sem entender bem que diabos uma embaixadora podia fazer para propagar o Estado.

Já viramos até enredo de escola de samba carioca. Não fosse o detalhe de citar de passagem o nome Mato Grosso do Sul no samba, até que seria uma ideia razoável. Não colou.

Com tanta confusão e crise de identidade, surgem oportunistas que garantem que se mudar o nome do Estado para, digamos, Estado do Pantanal ou qualquer outra genialidade do gênero, os problemas vão acabar rápidos como nas piadas do pessoal do Casseta & Planeta. De cara já aviso: não sou pantaneiro. Prefiro mil vezes sul-mato-grossense.

Mais bombásticos e perigosos, tem a facção que jura que se mudar o nome e o horário [como vão mudar os meridianos?] aí sim, passaremos até São Paulo em renda per capita.

É tudo muito complicado, difícil, intrincado e burocrático. Mesmo que houvesse um projeto de marketing que trouxesse bons resultados, ainda faltaria mudar a mentalidade arcaica vigente em Mato Grosso do Sul. Mentalidade que vem desde o latifúndio.

Mato Grosso do Sul tem um canyon extraordinário em Costa Rica que praticamente ninguém conhece. Como se faz para esconder um canyon? E as centenas de grutas e cavernas que se espalham na Serra da Bodoquena? E o pantanal que parece que perdeu em importância com a escassez dos peixes?

Talvez as mesmas pessoas indignadas com as novelas da TV Globo pudessem responder por que a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é nacionalmente reconhecida e o canyon de Costa Rica goza do mais puro anonimato?

Enquanto não tomamos tento, como diriam os antigos latifundiários, Mato Grosso do Sul vai continuar espocando nas manchetes como um Estado por onde passam armas, maconha e cocaína contrabandeadas do Paraguai e da Bolívia.

Já fomos manchete nacional e internacional por trabalho infantil escravo em carvoarias, matança de jacaré no pantanal, suicídio de nativos e indiozinhos morrendo de fome em Dourados.

Bonito, a cidade ícone do turismo sul-mato-grossense, tem sérios problemas estruturais.

Agora, com o Presídio Federal de Campo Grande, constantemente reaparecemos na mídia como um lugar para onde o Brasil envia os chefões do narcotráfico. Viramos a parte debaixo do tapete.

Para encerrar, a capital do Estado também não consegue se livrar de um mosquito e que, por conta disso, também vai para a mídia nacional como a capital brasileira da dengue. A próxima epidemia já está anunciada.

Com tanto problema real, a essas alturas do campeonato nossa geografia soa tão importante quanto uma novela de televisão.

(*) Paulo Renato Coelho Netto é jornalista, pós-graduado em marketing pela UCDB e autor do livro “Mato Grosso do Sul”.

Dólar alto: bom ou ruim para o agronegócio?
Claro, depende da hora e do mercado, exportação ou de mercado interno. Agora, falando da soja, o principal produto da pauta brasileira de exportações...
Marcas lutam diariamente para impactar as pessoas
Segundo pesquisas, temos contato com aproximadamente 2.000 marcas em um dia “comum” e menos de 300 delas ficam em nossa memória. Por isso, essas marc...
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo
Crises econômicas em qualquer país do mundo ensejam debates sobre reformas. São nos cenários de recessão prolongada que as nações se defrontam com se...
Educação e o futuro da alimentação
Educação deve colaborar na preparação de todos para o pleno exercício da cidadania e, especialmente, formar os jovens para uma vida profissional que ...



conheci Bonito. tudo é lindo mesmo. no trajeto campo grande bonito há muitas fazendas. lindas. mas nao se ve um grao. parece-me ser este o probelma. no mais, campo grande é a capital mais linda e moderna do brasil. voces tem tudo. creio que mato grosso do sul equivale ou supera o morte.
 
armando marafon em 08/04/2011 04:33:22
Sou Sul Matogrossense de coração (adoro Campo Grande). Em viagem a outros Estados, quando falo sou de Campo Grande, me perguntam: ah no Mato Grosso?
Concordo que jornalistas, escritores mesmo que seja de novelas... tem a obrigação de informar corretamente a geografia de nosso país. È tambem discutir a qualidade educacional.
 
Antonia Glorizete de Almeida em 29/01/2011 05:36:05
Pessoal, somos um estado jovem, se as coisas não acontecem pelas atitudes dos indivíduos, elas irão acontecer naturalmente, tudo é questão de tempo, MS ainda não é um estado reconhecido, porque ainda não é a 'bola da vez' , com tantas riquezas que temos já citadas, e acrescento mais uma, o aqüífero guarani, a nossa hora vai chegar. Aí, indivíduos, que têem pelo menos um pouco de instrução, saberão distiguir as coisas. Sou sul-matogrossense e amo onde vivo, como ele é!!!
 
Herley Tobias em 28/01/2011 12:48:37
MEU AMIGO, Paulo Renato Coelho Netto , ESTA SUA VISÃO REALISTA DO NOSSO ESTADO E UM TAPA NA CARA DE TANTOS SUL- MATO-GROSSENSE, QUE TEM UMA MEMORIA CURTA. SUAS LEMBRANÇAS DOS ACONTECIMENTOS E MAU EXEMPLO DO QUE ACONTECE NO NOSSO MS TODOS CALAM A BOCA. AGORA UM COMENTARIO DE UMA NOVELA SE TEM TANTA IMPORTANCIA ASSIM. PORQUE NÃO CRITICAM ESTAS REPORTAGEMS QUE DIZEM QUE MS E ROTA E PORTA DE TRAFICO E OUTRAS VERDADES QUE ACONTECE NAS CIDADES DE MS.........PELO MENOS NO MATO GROSSO NÃO MATA JACARE EM EX RESERVA DE PESQUISA E ENSINO..........PARABÉNS PELO SEU RECADO.
 
Paulo Durães em 28/01/2011 12:00:35
Parabens pela matéria Sr Paulo Renato, o que falta para nós sul-mato-grossense é realmente nos indignar com esse tipo de barbaridades, por que nossos governantes não faz nada além de nos roubar...
 
PABLIANNO BARBOSA em 28/01/2011 11:19:57
Parabéns pela matéria.
Além de trazer algo que nós "sul-mato-grossenses", ou melhor, digo, "pantaneiros" não gostamos de enxergar, este texto traduz a falta de integração dá população com o Estado. Como foi mencionado no texto, existem lugares extremamente lindos (Bonito, Costa Rica, Corumbá, etcs) em nosso estado, porém, nem os próprios habitantes dele os conhece. Imagine então, o restante do Brasil.
Fica uma sugestão, se nós começarmos a valorizar o que o nosso, talvez os que aqui não estão, irão enxergar com outros olhos e começarão a sentir vontade de conhecer e RECONHECER o nosso Estado. Sendo ele, Mato Grosso do Sul ou Estado do Pantanal.
 
Fabio Castro em 28/01/2011 11:13:08
Bom o comentário a respeito de Bonito/MS e Costa Rica, mas as belezas de MS são incontáves, por exemplo em Cassilândia existem mais de 70 cachoeiras nos rios e arroyos daquela linda região, que por sinal fica pelo de Costa Rica, a qual já foi inclusive homenageada em novela globo. "uga-uga". Mas, para que mudar o nome para pantanal, poderia ser Paraguay Del Este ou Republica Del Tereré(ê).SDS.
 
Fauster Antonio Paulino em 28/01/2011 11:04:14
ESSA CONFUSAO SE BONITO FICA NO MS OU MT JA VEM ENCHENDO O SACO DE MUITA GENTE ''E UM ABSURDO A GLOBO , OU QUALQUER OUTRO CANAL DE TV FAZER ESSA CONFUSAO , MAS QUANDO O GOVERNADOR ZECA QUERIA MUDAR O NOME DO ESTADO , TEVE UM MONTE DE INTELIGENTES QUE FORAO CONTRA ,SERA QUE OS ADORAVEIS PODERIAM VER A HISTORIA DO MS E LEMBRAR O NOME DOS POLITICOS DE CARTERINHA QUE FIZERAM ESSA LAMBANÇA ,,,,,VAMOS APOIAR O GOVERNADOR ATUAL E MUDAR ISSO QUE TAL ? É LOGICO SE ELE QUISER NÉ?
 
jonas silva em 28/01/2011 10:55:51
Como a globo é poderosa, consegue mobilizar toda a população do estado para mudança do nome. Será que precisa tanto?
 
Dyego Pereira em 28/01/2011 10:40:22
Eu nasci em são paulo + vim pra cá com 3 meses de vida me considero sul-matogrossense de conração e tbém fico muito triste qdo falam que nosso estado é o vizinho,amei seu testo...e qremos que a globo se retrate com nosso estado pois é facil esplorar a blz que ele tem passar por aqui e nem se quer apreder que somos um estado diferente.
 
gisele claus pereira em 28/01/2011 10:37:33
Parabéns pelo artigo, Paulo!

É isso aí, sou sul-mato-grossense, moro em São Paulo, considero, de fato, lamentável essas confusões todas relativas ao MS, muitas delas causadas, infelizmente, pelas condutas equivocadas dos "nossos governantes" com suas "idéias" e "proposituras" de marketing que só desgastam cada vez mais a identidade do MS e expõe, todos nós, a um cenário patético.
Raquel Anderson
 
Raquel Anderson em 28/01/2011 10:28:18
Sou nascida e criada em Campo Grande, seu artigo relata a mais pura verdade, o Estado de Mato Grosso desenvolveu muito mais que o MS, somos o estado mais atrasado e pobre da região centro-oeste. O sul- Mato-grossense tem mentalidade provinciana, só pensa a curto prazo. Visão futurista para que?
 
Sueli Conceição , 28/01/2011 em 28/01/2011 09:01:21
Como pode,tanta repercucão por nada,vamos trabalhar gente,esqueceu dos nossos artistas de ms que esta na midia(LUAN SANTANA TODO DIA NA GLOBO) e muito outros que estão em alta e levando o nome de nosso estado,e tambem alguns politicos que se destacaram la em brasilia.
So falta nosso governador fazer uma divulgacão tambem,ai sim fechado,estamos conhecido em todo o pais.
 
Luiz Borges em 28/01/2011 03:47:04
Fico feliz em encontrar pessoas preocupadas em como o Mato Grosso do Sul é visto no cenário nacional/internacional, a Globo é que deveria ficar com vergonha de errar e se corrigir colocando Bonito no estado correto, da mesma forma como fazem quando identificam erros nas informações dos telejornais.
 
Lídia Maria em 28/01/2011 03:28:11
olá sr. Paulo Durães; somente para lembrar,mato grosso não mata jacaré mas o sr lembra do ambientalista caçador de onças? pois é... foi manchete mundial,ficamos aqui criticando nosso ms? o sr. sabe quem é um dos moradores mais ilustres do presidio federal de segurança máxima? o sr. COMENDADOR... de onde ele é? que eu saiba proprietário da metade de rondonópolis inclusive do shopping center de lá; os senhores sabem por que a copa do mundo foi para cuiabá? parentesco de alguem do sr. blairo maggi casado com alguem do sr. ricardo teixeira....
ta na hora de paramos de criticar nosso estado e seus políticos e pregarmos um pouco mais de patriotismo local. para encerrar deem uma olhaa no ibge e verão que nosso estao hoje em desenvolvimento está muito acima do nosso vizinho mt, e mais a espectativa de vida em campo grande é maior que cuiabá, a mortalidade infantil em campo grande é muito menor que lá etc.
 
joao vilela em 28/01/2011 02:15:13
Parabéns pela matéria.
Acho que o caminho é esse ... cada um fazer sua parte e defender nosso estado em qualquer lugar que esteja.
Vamos lembrar das coisas boas que temos e divulgar ao maximo o tempo todo e se possivel em redes de relacionamento também.

Parabéns
 
REGINALDO MENEZES DE SOUZA em 28/01/2011 02:10:12
CONCORDO COM QUASE TUDO. SOU SULMATOGROSSENSE SIM E PANTANEIRO COM MUITO ORGULHO.
TODOS NOSSOS PROBLEMA ENTÃO BEM EVIDENTES EM SEU TEXTO E CONCORDO COM TODOS. PORÉM OQUE SE DISCUTE É UMA QUESTÃO DE ANCORAS DE JORNAIS, ESCRITORES DE NOVELAS ETC. GENTE QUEM TEM A OBRIGAÇÃO DE INFORMAR E COMO TAL SÃO FORMADORES DE OPINIÃO NÃO SÃO CAPAZES DE SABER O MINIMO DE GEOGRAFIA QUE SÃO OS ESTADOS E CAPITAIS DE NOSSO PAIS.
DISCUTIR ESSE ASSUNTO É TB DISCUTIR-MOS A QUALIDADE DE ENSINO NO PAIS BEM COMO A CAPACIDADE DE INTERESSE DAS PESSOAS.
NOTICIA RUIM ELES FALAM MS NOTICIA BOA MT, ATÉ PARECE QUE ISSO TEM LIGAÇÃO COM O BOLSO DO GOV DO ESTADO VIZINHO E IRMÃO.
 
CHARLES PANTANAL em 28/01/2011 01:30:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions