A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

19/08/2013 13:56

Campo Grande será centro da pesquisa em Ciberjornalismo

Por Gerson Luiz Martins (*)

Em agosto a UFMS vai realizar o 4º Simpósio de Ciberjornalismo, que é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo.. O tema do evento toca diretamente a evolução do jornalismo aliado a tecnologia, quando relaciona jornalismo com a integração em várias mídias e a experiência dessa realidade. Definitivamente, o futuro do jornalismo está na internet e em situação multimidia.

Veja Mais
A aviação e suas regras
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos

 

Experiências recentes de vários jornais, entre eles o New York Times, demonstram claramente o que os recursos tecnológicos disponíveis na internet podem proporcionar para a difusão da informação. Não há como negar, e insistir em preservar o velho formato do jornalismo impresso, do telejornalismo e mesmo do radiojornalismo podem determinar o fracasso editorial e econômico da empresa jornalística.

A cada dia surgem novos periódicos noticiosos, sempre sustentados por verbas publicas ou doações de empresas comerciais ou industriais, isso mesmo, doações, pois os aportes publicitárias estão muito distantes da inversão em moeda nesses periódicos. Muitos surgem para satisfazer egos de seus proprietários, que desejam seus nomes "nas páginas dos jornais". De outro lado, alguns que querem aproveitar o filão público para ganhar um pouco mais, sempre à custa de muita chantagem editorial.

A migração ou a integração dos jornais impressos com a mídias eletrônicas é um futuro sem volta. Ou as empresas jornalísticas investem em tecnologia ou vão morrer. Ou as empresas jornalísticas investem em preparar os seus recursos humanos, principalmente entre os jornalistas ou fecham as portas rapidamente. Não basta investir em tecnologia, é preciso qualificar os produtores de conteúdo, os jornalistas. Regra geral os jornalistas egressos dos cursos de Jornalismo não dominam a linguagem das mídias contemporâneas. Apanham seriamente, seja nas estruturas tecnológicas, seja no próprio texto.

E o que é pior, entre os estudantes de jornalismo, ainda não se convenceram - mesmo que usem a tecnologia a cada minutos do seu cotidiano - que o futuro do jornalismo está no ciberjornalismo, que haverá recompensa profissional quando descobrirem que a maior probabilidade de trabalho está nos ciberjornais. E para que tenham recompensa, sucesso profissional necessitam se qualificar, necessitam dominar as tecnologias aportes da produção jornalística.

O Simpósio de Ciberjornalismo de 2013 vai trazer um dos maiores especialistas no que diz respeito a jornalismo e tecnologia, que revolucionou as estruturas de produção jornalística de um dos jornais de referência mundial, o espanhol El País, Gumersindo Lafuente. É, sem qualquer dúvida, uma oportunidade única de conversar, debater, aprender com um especialista em ciberjornalismo.

Quando se pensa no histórico de sucesso e de experiência de Sindo Lafuente e na oportunidade de debater as questões do jornalismo em Campo Grande, parece, em muitas ocasiões, que é um ecoar sem repercussão! Quantos jornalistas que atuam nas empresas jornalísticas locais, seja no jornalismo impresso, na TV, no rádio, nos ciberjornais usufruirão desta oportunidade???? Muito poucos. Depois pagaram centenas de dólares para ouvir este especialista em outros cursos ou eventos no Brasil.

É preciso chamar a atenção dos jornalistas que leem este artigo, neste momento, para conhecer o histórico de trabalho e experiência de Sindo Lafuente, de Mario Tascon e Josep Micó que participarão do Simpósio de Ciberjornalismo deste ano. Se entenderem que estes profissionais são considerados referência mundial no jornalismo e se dedicarem, por alguns segundos, a ler seu currículo, não haverá espaço suficiente para acomodar tantos jornalistas!!

Campo Grande, em agosto, se tornará um centro internacional da pesquisa e da prática em ciberjornalismo. Aqui se reunirão os maiores especialistas brasileiros e espanhóis quando o tema é jornalismo na internet. Editores, redatores, diretores, chefes de redação dediquem alguns segundos para conhecer quem são os personagens que participarão do 4º Simpósio de Ciberjornalismo.

(*)Gerson Luiz Martins, Jornalista e pesquisador do PPGCOM e Ciberjor UFMS 

www.ciberjornalismo.net.br

A aviação e suas regras
A aviação conseguiu, em menos de um século, aproximar os continentes, as empresas e, principalmente, as pessoas. Foi uma evolução tão rápida que não ...
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...
Um galo para Asclepius
Sócrates, o filósofo ateniense, cujos preceitos influenciaram o pensamento ocidental de forma muito marcante e definitiva, tinha uma característica: ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions