A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

04/02/2015 13:26

Carnaval: quatro destinos para fugir da folia

Por Henrique Mol (*)

Quem gosta de carnaval busca festa, agitação e grandes centros carnavalescos. Por outro lado, há aqueles que procuram lugares pouco frequentados, mais tranquilos e sinônimo de descanso. Se você é daqueles que prefere fugir da folia, a Encontre Sua Viagem (www.encontresuaviagem.com.br) reservou algumas dicas especiais para você.

Veja Mais
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Um galo para Asclepius

Uma delas é a cidade de Belo Horizonte, um grande centro urbano e bastante eclético em termos de atrações. Apesar de ter um carnaval de rua, o movimento ainda é muito baixo. Há rumores de que BH se tornará um centro carnavalesco nos próximos anos. Então, é bom que você se antecipe a isso e aproveite enquanto o carnaval não causa grandes alvoroços. A cidade, conhecida como a capital dos bares, poderia muito bem ser chamada também de a capital dos museus interativos.

À 55km de lá, Brumadinho abriga a fazenda Inhotim, um museu a céu aberto, palco do maior acervo de obras de arte contemporânea do país. A Serra do Cipó, localizada à 90km a nordeste de BH, é outro atrativo. O reduto natural cercado de cachoeiras e reservas naturais oferece um cenário propício à prática de esportes de aventura, como trekking, rafting, salto livre e muito mais.

Outra opção é rumar em direção à Ilha do Cardoso, à 260km de São Paulo. A Ilha está localizada na cidade de Cananeia e oferece uma ampla gama de atividades ecoturísticas, como praias desertas, trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. É um convite a um íntimo contato com a natureza e uma abstração do movimento da cidade, já que o lugar não dispõe de energia elétrica (os habitantes locais se utilizam de geradores) e o celular normalmente não tem sinal. E aí, vai encarar? A Ilha é dividida em núcleos e o que dispõe de maior infraestrutura em termos de restaurantes e pousadas é o Marujá.

Ainda não se convenceu por nenhum desses lugares? Então seu destino será Jalapão! Dono de uma beleza estonteante, o Parque Estadual de Jalapão, situado a 90km de Palmas, no Tocantins, é reconhecido inclusive por Patrícia Schultz, autora da obra Mil Lugares Que Você Deve Conhecer Antes de Morrer. Entre os seus atrativos, dunas, cachoeiras de água cristalina, nascentes aquíferas pouco exploradas e rios com água que dá até para beber. Na cachoeira do Rio Formiga a paisagem chama atenção pela cor verde-esmeralda de suas águas.

Outra estratégia pode ser rumar a destinos fora do Brasil. Nesse caso, definitivamente será uma grande experiência em termos de conhecimento de outra cultura, aprimoramento de outro idioma e atividades bem diferentes. No caso, por exemplo, de Santiago, isso se traduz em comer abacate salgado, conhecer vinícolas renomadas internacionalmente (Concha y Toro e Undurraga, por exemplo), visitar as inusitadas e invejáveis casas de Pablo Neruda, bailar “cueca” (dança típica) e apreciar um por do sol que se prolonga para lá de 20horas.

Opções não faltam, difícil vai ser escolher a sua. Em qualquer um dos destinos, eu garanto que você estará bem servido de belas paisagens e boas histórias pra contar.

(*) Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...
Um galo para Asclepius
Sócrates, o filósofo ateniense, cujos preceitos influenciaram o pensamento ocidental de forma muito marcante e definitiva, tinha uma característica: ...
Tiro no pé ou tiro na mão?
Embora a economia do País tenha dado tímidos sinais de recuperação nos últimos tempos, a verdade é que ainda precisamos avançar mais e com velocidade...
Avaliação escolar: o peso de uma nota na vida do aluno
"Poderão esquecer o que você disse, mas jamais irão esquecer como os fez sentir." (Carl W. Buechner) Hoje, quero compartilhar uma grande decepção que...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions