A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

29/08/2012 23:00

Carta aberta à ‘Morena’, por Nelson Trad Filho

Por Nelson Trad Filho (*)
Em carta à cidade, prefeito fala da saudade do pai, o ex-deputado federal Nelson Trad. Em carta à cidade, prefeito fala da saudade do pai, o ex-deputado federal Nelson Trad.

Morena do meu coração,

Veja Mais
A Odisseia da Chape
Comunicação da qualidade dos alimentos

No último dos oito anos em que, na condição de prefeito, tenho sido ‘chefe de cerimônias’ das merecidas festas que celebram seu aniversário, escrevo-lhe esta carta emocionada – e como toda carta de amor, às vezes meio ridícula. Mas expressão genuína dos meus sentimentos.

Primeiro quero confessar-lhe que, nestes dias festivos, às vezes tento em vão disfarçar uma lágrima – não de tristeza ou nostalgia, mas de alento e alegria. Seja ao ver suas adolescentes ‘meninas morenas’ (de todas as raças, cores e crenças) sorrindo para o futuro na algazarra do pátio da escola, seja ao identificar nos olhos dos que já fizeram muito para que você seja hoje esta ‘Morena’ de tirar o fôlego, a serena certeza de que lhes será sempre grata e acolhedora.

Você bem sabe, Morena do meu coração, que, ao contrário dos homens, com o passar dos anos as cidades ficam cada vez mais jovens e belas. Aos 113 anos, você tem todos os dotes para se envaidecer de sua idade – e de nosso amor incondicional por você.

Conheço-a muito, mas sempre me deslumbro com as curvas ‘mansas’ das modernas avenidas que bordejam seus muitos córregos, acompanhando a sensualidade ondulante de sua geografia. Ou se contorcem, provocantes, na oferta de esporte, lazer e cultura, como a Via Morena,

E como é prazerosa, Morena do meu coração, a certeza de que a exuberante jovialidade de seus 113 anos recusa maquiagens. Bastam-lhe o adorno real dessa mágica fusão de buritizais, avenidas e espaços de lazer de seus parques lineares, e o ajuntamento edênico de araras e de humanos na celebração do verde que a toca e toma, despudoradamente.

Contudo, Morena do meu coração, mais do que nas suas deslumbrantes avenidas ou nas alamedas de bosques de ipês, prestes a explodir em profusão de cores; mais do que no seu estonteante pôr do sol a recortar uma arquitetura de sonhos, eu a vejo, minha Morena, generosa e solidária, no semblante dos milhares de trabalhadores que todos os dias fazem-na uma cidade mais próspera e bela; na alegria esfuziante de suas crianças invadindo as escolas e desbravando o amanhã; no entusiasmo sem-cerimônia de adolescentes e jovens que, nos bancos escolares e nos esportes, moldam o futuro e o seu lugar nele; eu a vejo ainda nos casais enamorados que a fazem mais faceira e linda, e nos passos tranquilos desses idosos que passeiam sua serenidade ao cair da tarde.

Eu a amo em todos e cada um de seus filhos, naturais ou adotivos.

Para finalizar, porém, um lamento e um desabafo – o único – antecipado.

O lamento: Dói muito não mais poder, pela impossibilidade absoluta que só a morte impõe, mostrar a meu pai o quanto você ficou mais jovem e acolhedora neste último ano. Por sete aniversários seguidos eu a exibi, com indisfarçável orgulho, ao olhar severo e sereno de alguém que antes de ser pai do prefeito era seu filho, Morena do meu coração. Ele iria gostar muito de vê-la hoje.

O desabafo: A única mágoa que guardo destes quase oito anos, minha Morena, se deve à persistência com que meus amigos (?) ‘peladeiros’ tentam ofuscar minha condição de craque, com o ‘argumento’ de que, por ser prefeito, só recebo passes açucarados dos companheiros, enquanto os adversários sempre me poupam.

Claro que nunca me passou pela cabeça renunciar para lhes provar o contrário. Eles que me aguardem.

No mais, Morena do meu coração, desculpe o ruim da ‘caligrafia’, como se ‘dizia’ antigamente, e feliz aniversário a você e a todos os campo-grandenses.

(*) Nelson Trad Filho é prefeito de Campo Grande.

A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...
Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos...
Ponte com o futuro
O agronegócio brasileiro é carta importante no jogo geopolítico mundial. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agri...
Tendências e atitudes
Professores e economistas como Simão Davi Silber, Ricardo Amorim, Zeina Latif, entre outros sinalizam melhoras na economia para os próximos anos. Enq...



Nelson, como irmão e cidadão, acompanhei todos os dias o seu bravo empenho em defesa da cidade. Sua gestão transformou C.Gde. Ela está linda e mais justa. Sua equipe de trabalho merece elogios. Nosso pai está orgulhoso e aplaude o sucesso de Campo Grande. Agora, mil perdões, você como peladeiro é um ótimo Prefeito. Craque, na família, é Marcos Marcello, depois do pai, é claro...
 
Fabio Trad em 30/08/2012 12:57:00
SOMENTE DIZER, DEUS TE ABENÇOE,
MINHA PROFUNDA ADMIRAÇÃO! NOSSA GERAÇÃO QUE FAZ ACONTECER!
ABRAÇOS
LOADIR
 
Loadir Ap. Silva em 30/08/2012 12:51:07
Prefeito, é por essa sensibilidade e por esse amor por nossa cidade que não me arrependo das vezes que votei e torci por você. Através da sua Administração competente sinto cada vez mais orgulho de dizer que moro em uma das capitais mais lindas do país.
Assim como você, nós amamos essa Morena.
Que Deus o abençoe muito a cada dia!
 
Milena Lopes em 30/08/2012 12:39:20
Parabéns, Sr. Nelson Trad Filho... Graças a você podemos dizer com orgulho... "Como é linda essa morena...."
 
Helen Rangel em 30/08/2012 12:10:48
Sei que há noites que o pensamento lhe incomoda ! Ademais, independente das pessoas, os sentimentos são idênticos. O meu herói sem fantasia também partiu , mas não antes de seus destinos se cruzarem nos comícios da “cabeça de boi”aonde sonoramente os discursos de seu excelso pai,também eram exaltados.Deixei parcelas de meu destino serem regidos por suas mãos nestes 8 anos que se findam ... e agora como filhos, nossos destinos se cruzam nas linhas do campograndenews, aonde também escrevo e apresento meus ideiais delineadores de um mundo melhor. Leve a certeza de que a “lição de casa foi feita” ! Nos encontraremos no próximo drible da vida.
 
Rosildo Barcellos em 30/08/2012 12:00:22
Nossas homenagens prefeito.
 
luiz altino em 30/08/2012 11:09:28
Parabéns senhor Prefeito, e prefeito com "P" maiúsculo. Por todo crescimento e desenvolvimento trazido para nossa querida Capital morena. Além de todo carinho e cuidado o senhor nos mostra o amor pela nossa Campo Grande. Se Deus quiser e ele há de querer o senhor poderá mostrar seu trabalho, também, no governo do estado. Um grande abraço... Feliz aniversário Campo Grande!
 
BRUNO WILLIAN MIRANDA em 30/08/2012 10:00:48
Meu querido sobrinho: Não existe sentimento mais profundo, veraz e sincero do que o amor a terra que nascemos. Você sabe, mais do que eu, que não sou político. Sou um modesto advogado criminal que apreendeu as primeiras lições de direito com o seu pai, meu irmão. Tenho um grande orgulho do seu trabalho. A sua namorada, Campo Grande, está cada vez mais bela. Um beijo do seu tio Ricardo Trad
 
ricardo trad em 30/08/2012 09:56:24
Prefeito
Sua sensibilidade fez e fará sempre a diferença. Apenas aos olhos de um homem verdadeiramente humano é possivel sentimentos tão nobres. Parabéns... Campo Grande deve à você...Minha família deve à você, apenas Deus lhe retribuirá. Um abraço da amiga Rosely Gayoso
 
rosely gayoso em 30/08/2012 09:55:33
Tenho certeza de que a sua "Morena" tem orgulho de seu filho Prefeito e que se viu bem retratada nesta belissima carta.
Parabéns Sr. Prefeito!
 
Lara Cardoso em 30/08/2012 09:48:09
(continuando) Mas a saudade também faz bem. Através dos seus olhos seu pai certamente está contemplando a nossa bela Campo Grande. Não perca nunca o seu romantismo. Uma pessoa romântica tende sempre a ser otimista. Isso é muito bom, principalmente para um administrador.
Um abraço,
Uma morena Campo Grandense
 
Sueli Teixeira em 30/08/2012 09:43:35
Caro Prefeito Nelsinho,
Linda sua carta de amor. Sei bem o que você sentiu ao escrevê-la, pois você não só tem raiz nesta cidade como a ama também. O que no seu lamento você chama de dor é saudade. Quando se perde uma pessoa amada nós passamos a viver a sua ausência através dos detalhes, de fatos e momentos vividos quando da sua presença física. Aí vem a saudade, a qual dói. (continua)
 
Sueli Teixeira em 30/08/2012 09:42:31
Com sua saída Nelsinho Trad iremos perder um grande administrador mas tenho certeza que é para alçar voos maoires.Digo isso com a imparcialidade de não ser simpatizante de nenhum partido político. Mesmo não nascendo aqui sou campograndense de coração e digo que é admirável esse sentimento que mantém por essa cidade maravihosa. Parabéns por esses 8 anos a frente da Prefeitura de Campo Grande!
 
Jaqueline Paula em 30/08/2012 09:34:48
Como toda e qualquer instituição não importa se publica ou privada, são formada pos pessoas, o Sr. Nelson está fechando o mandato dele com nota que vai de bom a excelente, os outros se doem de inveja por que não conseguiram fazer por Cpo Gde o K ele fez, como todo bom gestor que tem ampla visão deve saber que o seu sucesso não foi sozinho, um craque de futebol não faz nada se não tiver o conjunto.
 
jose carlos em 30/08/2012 09:33:41
Só tem esse sentimento quem ama verdadeiramente e é assim que também me sinto amar a terra onde se nasce ou adota faz sonhar com igualdade e qualidade de vida dos conterraneos. Sempre soube que esse era o seu sentimento, pois por tudo o que fez por Campo Grande tornando-a um dos melhores lugares para se viver é que agradeço a seus pais por ter-nos dado tão grande ser humano como você. Parabéns
 
João Tomas Neto em 30/08/2012 09:10:18
Meu companheiro de ataque e matador frio e calculista dentro da grande área Nelsinho, não existe Zagueiro bonzinho.....você é craque na Prefeitura e dentro do campo nas peladas....Parabens ao melhor prefeito que esta cidade teve.

Aldo Paraguay
 
aldo aristimunho em 30/08/2012 09:09:52
Meu amigo e irmão, quando você me vê atendendo e me diz que tem saudades na nossa lida médica, sempre me emociono, porque sei que você é um privilegiado por Deus, por ter vários dons, mas que sáo em comum, que é o saber atender pessoas.
Parabéns Nelsinho porque a nossa cidade está e foi bem cuidada por você, e por ser campograndense, me orgulho muito disso e de ser seu companheiro.
Marcelo Vilela
 
Marcelo Vilela em 30/08/2012 08:32:21
Não votei no Prefeito Nelsinho. Tinha minhas dúvidas se ele seria um bom prefeito. Hoje digo que é inegável o progresso que ele trouxe à nossa cidade.
 
Gilberto Vieira Alves em 30/08/2012 07:59:19
Caríssimo Prefeito, linda carta!
Faço suas as minhas palavras...
Valorizar o que é nosso, lutar pelo que é nosso, não apenas para mostrar ou agradar aos outros, mas pelo dever de cuidar, administrar com amor, o que todos irão usufruir.
Parabéns pelo seu mandato, cheio de lutas e oposições acredito eu, mas saiba, você venceu! Continue firme, honesto e digno de nosso respeito e admiração.
Obrigado
 
Maria Beatriz em 30/08/2012 07:54:51
Campo Grande está de parabéns pelo Prefeito que tem. Dizem que o povo tem o governo que merece, então a linda cidade morena e nós, sua população somos merecedores pelo excelente Prefeito que temos. Parabéns Nelsinho, nós funcionarios publicos municipais assinamos em baixo de tudo que aqui foi escrito, vc é 10.
 
Melissa Palmeiras em 30/08/2012 05:25:47
PARABÉNS, querido prefeito pela belíssima Carta!!!! Deus te abençoe!
 
Irene Roque Domingos Bianco em 30/08/2012 05:15:01
Chegamos do Paraná em 1980, meu pai escolheu Campo Grande para nos criar e mudar de vida, hoje conversamos sobre a escolha acertada de vir morar nesta morena tao bem administrada pelo nosso prefeito...parabéns prefeito...aguardamos sua proxima conquista!!!
 
Francisco Zamproni em 30/08/2012 05:02:17
PARABÉNS CAMPO GRANDE!! Tenho orgulho em morar nessa belíssima e elegante Morena!!!
 
Fatima Martins em 30/08/2012 04:13:12
PARABENS PREFEITO!TEMOS IMENSO ORGULHO DA NOSSA CAPITAL, E ISSO DEVEMOS MUITO AO SEU TRABALHO E DEDICAÇÃO NESSES OITO ANOS DE MANDATO. EM 2014 TE ESPERAMOS NO GOVERNO DO ESTADO. QUE DEUS TE ABENÇOE!
 
DÉBORA GONÇALVES DE REZENDE em 30/08/2012 04:07:42
Meu querido prefeito, parabéns por tudo, todas as bençãos de Deus e muita saúde...

Seu lamento eu conheço bem, a cidade que eu amo tanto, minha mãe não conheceu, mas ela partiu sabendo que a filha mora no melhor lugar do mundo; esse é o meu sentimento em relação a esse lugar, lindo e abençoado, que eu amo!
 
Divina Lemos em 30/08/2012 03:48:14
Sou da cidade morena, vim para esta cidade menina, amo esta cidade, hoje posso dizer com orgulho que o Dr. Nelsinho e o melhor prefeito, admiro muito mais ainda que soube levar o nome do pai dele, homem brilhante, digno, transparente em tudo que fez. Espero que o próximo prefeito siga seus exemplos do bom administrador. Não fique longe da nossa capital Prefeito.
 
Aparecida Romeiro em 30/08/2012 03:42:28
Caro prefeito, mais creio que podemos lhe chamar de Amigo, pois só os amigos de verdade cuidam de sua casa, e "você" vez isso, cuidando de nossa cidade, e tornando ela referencia para se morar, agradecemos pelo carinho e trabalho que dedicou esses 8 anos de mandado, saiba q fica um legado, que jamais será esquecido por nós, e q será motivo de agradecimento futuro por nossos filhos, netos e bisnetos.
 
Gilmar Arantes em 30/08/2012 03:31:00
Dr. Nelsinho, tenho uma grande admiração pelo seu trabalho, desde que trabalhei com o sr. no Previsul, nesse tempo que o sr. administra CGrande, não tenho nem palavras para elogia-lo, mais fica aqui meu cordial muito obrigada pela sua honestidade, com a nossa morena, abraços. Lucimar