A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Janeiro de 2017

26/11/2013 08:29

Cinco dicas para atender melhor seu cliente no final do ano

Por Marcelo Murin (*)

Um dos períodos mais esperados do ano para o varejo já está a plenos vapores. Apesar da economia brasileira não estar tão forte como em anos anteriores, a proximidade das festas de final de ano e também das férias escolares, tem um efeito de aquecimento ao mercado varejista, uma vez que as pessoas estão mais ativas ao consumo e com mais recursos nos bolsos. Consequentemente, os consumidores também ficam mais atentos e acessíveis aos impactos gerados nos pontos de venda (PDV).

E o que você pode fazer para não deixar as oportunidades de incrementar suas vendas escaparem? Para aproveitar ao máximo este momento de maior pré-disposição do consumo de seus clientes, listei cinco dicas que podem ajudar a conquistá-lo.

Serviço: esteja preparado para oferecer diferenciação através da forma como trata seu cliente. Uma equipe de vendedores bem treinados e atenciosos, que buscam entender a necessidade do cliente é fundamental. Agregue valor fazendo diferente de sua concorrência - para isso é importante conhecer o que eles estão fazendo.

Ambiente: procure oferecer a seus clientes bem estar no momento da compra, pois a sensação e a experiência de possuir o produto de desejo são pontos chave para permitir que estejam mais abertos ao processo. Para isso, preocupe-se com o chamado Marketing Sensorial, explorando os cinco sentidos de seus clientes.

Produtos: nem preciso falar muito sobre este item, pois é imperativo que você tenha se preparado com antecedência quanto a definição do sortimento a ser trabalhado neste período, bem como a gestão de seus estoques. Perder vendas por falta de produto é falha grave.

Preços: aqui reside uma questão delicada, mas muito importante para o sucesso de suas vendas. Claro que sabemos que os consumidores estão dispostos a gastar um pouco mais nesta época do ano, no entanto não vá com muita “sede ao pote”, pois seu cliente não deve nunca sentir-se usado e/ou enganado quanto a possíveis aumentos de preços oportunistas. Faça constantemente uma pesquisa de preços no mercado para comparar sua estratégia com seus concorrentes.

Pós-venda: pense no amanhã! Aproveite o momento de maior fluxo de consumidores em seu estabelecimento, e trabalhe seu cadastro de clientes. Comunique-se com eles após o período de final de ano, buscando seu nível de satisfação. Desenvolva e ofereça a seus clientes ações dirigidas com seu perfil de consumo. Se você já possui um cadastro de clientes com estas informações, faça algo já. Sabemos o quanto é bom nos sentirmos exclusivos enquanto clientes. Não perca esta oportunidade!

Não procurei esgotar todos os assuntos que podem potencializar suas vendas com estas dicas, no entanto considero que são das mais relevantes para o atingir seus objetivos neste período do ano. Como comentário final, coloque-se sempre no lugar de seu cliente e pergunte-se: “como gostaria de ser atendido e o que busco durante o processo de compra?”. Se você conseguir responder esta pergunta e fizer com que sua equipe de atendimento também responda com propriedade, grande parte do caminho já foi percorrido. Vá em frente e aproveite a oportunidade.

(*) Marcelo Murin é administrador de empresas com especialização em marketing e sócio-diretor da SOLLO Direto ao Ponto

Quando, também na escola, se dialoga sobre as religiões
Temos percebido uma crescente preocupação acerca do papel social da escola e da educação que acontece neste espaçotempo. Numa perspectiva de sociedad...
19 anos de Código de Trânsito Brasileiro
No dia 22/01/17, o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 19 anos de vigência. Após 31 Leis que o alteraram, com o complemento de 655 Resoluçõe...
Previdência Social: verdades e mentira
Com a reforma da Previdência, e já que acabaram com o Ministério da Previdência, vários ministros dispararam versões sobre o tema, mas como não sabem...
Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Nestes poucos dias do Ano da graça de 2017, o Brasil e o Mundo viram estarrecidos o massacre brutal de cerca de pelo menos 134 detentos, dentro das p...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions