A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

30/09/2015 09:27

Como cumprir metas e alcançar resultados usando seu potencial humano

Por Mara Suassuna (*)

Alcançar objetivos e conquistar sonhos são o desejo de todo ser humano. Afinal, sonhar faz parte do inconsciente coletivo. E se sonhamos, precisamos buscar estratégias para a realização do nosso potencial humano. O Coaching como metodologia de desenvolvimento oportuniza aos coachees (cliente) o aprendizado a cerca desse potencial, muitas vezes adormecido e desacreditado frente às regras que a sociedade impõe nas suas diferentes exigências: políticas, econômicas, profissionais, afetivas e familiares.

Veja Mais
Marcas lutam diariamente para impactar as pessoas
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo

O Coaching tem tido um papel fundamental nas organizações e no desenvolvimento das pessoas. Afinal, alinhar pessoas e organizações gera mais resultados, bem como alinhar a pessoa com sua missão e propósito de vida impacta positivamente em todas as dimensões existenciais.

Entre as vantagens do Coaching para o indivíduo, podemos destacar a melhoria do desempenho e o desenvolvimento de potenciais de forma permanente; o estabelecimento de equilíbrio entre a vida profissional e privada; permite o Coachee ir além dos limites inconscientemente impostos por ele mesmo; o desenvolvimento de habilidades de liderança e de trabalho em equipe; permite conhecer e praticar as chaves do poder da comunicação e gerar criatividade na resolução de conflitos. A metodologia permite ainda potencializar as habilidades de gestão de mudança; conhecer como percebemos o tempo e como administrá-lo; e fornece apoio à tomada de decisão e à gestão de carreira.

Já para as organizações, estudos mostram um alto retorno do investimento no Coaching. Empresas cujos executivos passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno quantitativo em seis vezes sobre o investimento realizado. As principais melhorias observadas nas pesquisas, resultantes do processo de Coaching, foram melhorias do relacionamento com subordinados (77%), com o chefe (71%), melhoria do trabalho em equipe (68%), aumento do nível de satisfação com o trabalho (61%), aumento da produtividade (53%) e do comprometimento com a empresa (44%).

Mas por que o Coaching é um método eficaz no alcance de metas?

1. O Coaching impacta na melhoria do desempenho e no bem estar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equilibrada e mais feliz, pois tem em sua base a ação transformadora propiciada pelo autoconhecimento e clarificação do propósito de vida.

2. O Coaching auxilia a focar aonde se quer chegar partindo dos recursos atuais, considerando quais competências que precisam ser reforçadas ou adquiridas; que esforços e recursos devem ser mobilizados para suprir as carências; que limitações e hábitos improdutivos precisam ser vencidos nos níveis intrapessoal, interpessoal e profissional.

3. Diferentemente da terapia, o Coaching não busca causas e possíveis traumas no passado, mas sim os momentos em que o Coachee teve uma ótima performance. A modelagem desses momentos permite ao cliente repetir no futuro esses bons resultados obtidos.

4. Para o Coach não existe o fracasso, mas resultados diferentes do que foi objetivado. Com o foco na solução e não nos problemas, o Coachee aprende a responsabilizar-se pelo alcance de seus objetivos ou não, e torna-se protagonista da própria história.

5. O Coachee torna-se capaz de alcançar resultados excepcionais sem comprometer sua vida pessoal, equilibrando todas as áreas da vida: profissional, financeira, física, social, intelectual, emocional e lazer.

6. O processo de Coaching é mais que um trabalho técnico, é um exercício mental auxiliado, que mistura raciocínio e intuição, de forma a levar o Coachee a responder suas próprias questões, utilizando seus próprios conhecimentos.

7. Os executivos, que passam pelo processo de Coaching, aprendem a se adaptar rapidamente às mudanças e aos novos desafios; desenvolvem a criatividade para identificação de novas soluções, produtos ou mercados; e descobrem a habilidade de domar e usar o stress de maneira positiva.

8. O processo de Coaching permite aos profissionais comunicar-se melhor, persuadir e negociar com mais eficiência, e ser mais assertivos; promove a capacidade de trabalhar eficientemente em equipes e o aumento da capacidade de liderança, da motivação e da satisfação no trabalho.

9. O Coaching como metodologia e desenvolvimento humano propicia a organizações e pessoas o conhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades para o enfrentamento da crise e o alcance dos objetivos
Permita-se ir além. Conheça o Coaching!

(*) Mara Suassuna, mestre em psicologia e coordenadora do MBA Master Coach do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)

Marcas lutam diariamente para impactar as pessoas
Segundo pesquisas, temos contato com aproximadamente 2.000 marcas em um dia “comum” e menos de 300 delas ficam em nossa memória. Por isso, essas marc...
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo
Crises econômicas em qualquer país do mundo ensejam debates sobre reformas. São nos cenários de recessão prolongada que as nações se defrontam com se...
Educação e o futuro da alimentação
Educação deve colaborar na preparação de todos para o pleno exercício da cidadania e, especialmente, formar os jovens para uma vida profissional que ...
Convenções internacionais e competitividade
O Brasil precisa atuar com mais critério na hora de analisar e ratificar convenções multilaterais, especialmente as negociadas no âmbito de entidades...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions