ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Como será o seu placar de vitórias em 2012?

Por Dalmir Sant’Anna* | 20/01/2012 15:30

Algumas pessoas, acostumadas com um ambiente de comodismo e estabilidade, demonstram plena paralisia visual, impedindo-as de aproveitar as oportunidades e concretizar suas promessas. Em perspectiva contrária, há pessoas que com alegria e esperança, mostram que as promessas não são juramentos soltos ao vento. Transformar sonhos em realidade exige planejamento e compromisso de não abandonar as experiências vivenciais. Nesse sentido, procure melhorar o seu resultado no placar de vitórias e perceba que às vezes, o que parece o fim pode ser um novo começo.

A meta de alcançar a linha de chegada - Imagine que você está participando de uma corrida. Antes do sinal da largada o que passa em sua mente? Pensa em desculpas para justificar sua colocação? Quando o ser humano sustenta sua mente com pensamentos negativos, a insegurança, o medo e a incerteza são mais evidentes para o desanimo e a insatisfação. Em outra perspectiva, quando há pensamentos positivos, o cérebro humano produz um neurotransmissor químico (dopamina) que libera sinais de coragem, otimismo e desejo de superar desafios. Acredite que há obstáculos que depois de superados, tornam-se verdadeiras lições na vida pessoal e para o desenvolvimento profissional.

O placar das mudanças - Durante uma entrevista em um programa de televisão, apresentei aos telespectadores um exercício para prometer menos e fazer mais em 2012. Você deve criar um placar, a ser colocado em um local visível, constando o seu nome, versus a palavra medo. Cada vez que o medo vencer o seu sonho, ganha um ponto. Entretanto, quando você acreditar no seu potencial, superar desafios e conquistar seu objetivo, ganha um ponto. É necessário se comprometer com a marcação dos pontos e com os resultados será possível perceber, no final de cada mês, quanto o medo foi capaz de derrotar o sonho. O seu placar de vitórias, não pode de maneira alguma, ser inferior ao medo. Acredite que você possui uma capacidade única de mudar. O momento para isso acontecer não é amanhã, é agora.

Uma meta assumida merece um espaço privilegiado no seu tempo. Requer criar uma linha de chegada imaginária para a realização de seus projetos e desejos, como sendo uma inspiração. Que tal registrar suas promessas do dia 31 de dezembro, conferir a cada mês e monitorar o seu placar de vitórias e mudanças de resultados? Não abra caminho para a ineficácia e recuse entrar em uma zona de conforto. Seja uma pessoa justa e perfeita com você, percebendo que as desculpas podem ser substituídas por resultados. Qual será o seu placar no final de 2012?

(*) Dalmir Sant’Anna é palestrante comportamental, mestrando em Administração de Empresas, autor dos livros "Oportunidades"; "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema "Comprometimento como fator de Diferenciação".

Nos siga no Google Notícias