ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Artigos

Como todas as outras drogas

Por Luiz Gonzaga Bertelli (*) | 13/03/2012 06:50

O leitor um pouco mais atento – e acostumado com nossas conversas dominicais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho – pode estranhar o título deste artigo. O fato é que ocasionalmente são divulgados alguns dados tão contundentes que fazem por merecer maior reflexão e atenção de jovens, pais, gestores e educadores. Levantamento do Ministério da Saúde, com base nos registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade, aponta que o álcool é a droga que mais matou brasileiros entre 2006 e 2010, chegando à média de oito mil óbitos ao ano.

Ou seja, mesmo que envolto no manto da legalidade e da descontração das happy hours, o álcool não é diferente das outras substâncias entorpecentes. O cenário fica ainda mais sombrio quando se cruza essa informação com outros estudos, como o I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários, feito por especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Nele, 86,2% dos estudantes do nível superior confessam já ter experimentado bebidas alcoólicas e 43% admitem que elas foram a porta de entrada para o consumo de outras drogas.

Quem é vizinho de algum centro universitário sabe que a predisposição dos jovens ao álcool transforma o entorno de grande parte das instituições de ensino em verdadeiras baladas ao ar livre, nas quais o que menos importa é a preparação para estudos acadêmicos mais aprofundados ou a capacitação para o mercado de trabalho – funções primordiais do ensino superior. As vivências extracurriculares propiciadas pelos campi são importantes nessa fase da vida estudantil, mas, quando elas comprometem o futuro, deve-se acender um sinal de alerta.

Não é de hoje que o CIEE acompanha de perto os jovens também nesse campo, trazendo as universidades para ações preventivas. Há mais de uma década, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) delegou ao CIEE uma campanha voltada às escolas superiores, que se fundamenta em três pilares: a publicação de folders informativos elaborados por especialistas e distribuídos a estudantes; a promoção de um concurso anual de monografia e a realização de seminários gratuitos em campi, sempre a convite das instituições de ensino. A primeira ação de 2012 já está agendada para março, com a realização do seminário na Faculdade Santa Marcelina, campus de Itaquera, com coordenação e palestra de Ana Regina Noto, professora da Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que também assina uma coluna sobre o assunto na revista Agitação, publicação institucional do CIEE distribuída gratuitamente a seus públicos e postada para acesso no site www.ciee.org.br.

(*)Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

Nos siga no Google Notícias