A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

27/05/2013 08:59

Contador ou administrador: a responsabilidade de cada profissional

Por Vagner Miranda Rocha (*)

Duas importantes funções na estrutura organizacional das empresas são, a ocupada pelo administrador da empresa, por tomar as decisões visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos proprietários do empreendimento e a ocupada pelo contador, por fornecer dados e informações que auxiliam a tomada de decisão pelo administrador e dá fé pública às informações divulgadas pela empresa a sociedade em geral.

Veja Mais
A Odisseia da Chape
Comunicação da qualidade dos alimentos

A responsabilidade do administrador pelos atos praticados em nome da sociedade e a responsabilidade do contador pela escrituração contábil dos eventos econômicos incorridos, estão estabelecidas em diversas leis, regulamentos, métodos e critérios. São leis que se originam no campo do direito comercial, civil e tributário, regulamentos conforme os órgãos fiscalizadores, métodos e critérios publicados pelas associações de profissionais, entre outros.

As diretrizes a serem observadas por esses profissionais são muitas e pode ser daí que nasça a dificuldade de se manterem constantemente atualizados, sobre tudo o que devem observar nas decisões e no desempenho das atividades voltadas para a empresa.

Ao longo do tempo, mais e mais responsabilidades estão sendo dadas ao contador. Exemplo disso são as normas e regras estabelecidas no Código Civil, em vigência desde 2003, que atribuíram ao profissional a responsabilidade solidária, pela qual, assume juntamente com os sócios e o administrador da empresa, a responsabilidade por atos ilícitos cometidos na gestão da empresa, podendo responder tanto civil como criminalmente.

Pela natureza das funções, é o administrador quem contrata e faz uso dos serviços prestados pelo contador. Em decorrência desta “hierarquia” muitas vezes, pode até parecer, que o administrador entendeu que a partir dessa “contratação” houve a delegação de responsabilidade e até de autoridade para o contador e apenas cabe a aquele profissional, a partir de então, perseguir o cumprimento de todas as obrigações legais por parte da empresa.

Mesmo diante desse quadro é importante que o administrador tenha profundo conhecimento das suas responsabilidades, que estão estabelecidas nos atos societários da empresa e na legislação pertinente. É preciso que ele nunca perca de vista o que se espera dele no comando da empresa e como suas decisões serão interpretadas por aqueles que, por um motivo ou outro, tem interesse no desenvolvido e resultado gerado pela empresa.

O administrador deve sempre considerar que no desempenho das suas atribuições é exigido cuidado e diligência para não causar danos à empresa como resultado de ação ou omissão praticada ou incorrida com negligência, imprudência ou imperícia. Nos aspectos relacionados às questões contábil e tributária, ele deve preocupar-se, pois é sua responsabilidade criar as condições necessárias para que as regras legais estabelecidas para a empresa sejam obedecidas. Ele pode decidir por manter na estrutura organizacional da empresa uma área responsável pelas questões de ordem contábil e tributária, ou manter um contrato de prestação de serviços com uma empresa contábil.

Em qualquer dessas opções vai ter que existir a figura do profissional da contabilidade, pois só um contador tem as prerrogativas necessárias para assinar as demonstrações contábeis e documentos correlatos. É a partir desse ato que ele passa a ter responsabilidade pelas informações emanadas pela empresa com base na escrituração contábil.

O administrador que permite atrasos na escrituração contábil ou na elaboração das demonstrações financeiras, ou que por qualquer modo consente no descontrole dos bens, direitos e passivos da empresa, age com negligência!

Diante dessas considerações, os dois profissionais devem manter-se preparados para cumprir com suas responsabilidades. Ao contador cabe manter-se atualizado tecnicamente visando o desempenho das suas atribuições com a devida qualidade, além de agir com a ética esperada, zelando pela boa reputação profissional. Já o administrador deve decidir sempre pelas opções que vão melhorar os vários processos da empresa visando o alcance dos objetivos com eficiência e eficácia.

Quando trata das decisões referentes ás questões ligadas à contabilidade, considerando a importância desse assunto, é necessário ao administrador agir com a devida prudência - como se sabe todo cidadão tem o dever de seguir e cumprir a lei, não sendo permitido alegar o seu desconhecimento.

Independente da opção de ter a contabilidade interna ou externa e mesmo que as demandas diárias dos negócios da empresa tornem o seu tempo escasso, em nenhum momento o administrador pode se deixar enganar. Deve entender que a responsabilidade pelas questões de ordem contábil e tributária não foi totalmente transferida ao contador ao contratar os serviços deste profissional.

Ele deve ter consciência que em eventual litígio nos assuntos de natureza contábil, tributária e fiscal pela falta e/ou falhas nos controles internos da empresa, ou decisões equivocadas, ambos serão responsabilizados e penalizados administrativa e até criminalmente pelos prejuízos que vierem a causar a empresa ou terceiros.

(*) Vagner Miranda Rocha é administrador de empresas.

A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...
Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos...
Ponte com o futuro
O agronegócio brasileiro é carta importante no jogo geopolítico mundial. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agri...
Tendências e atitudes
Professores e economistas como Simão Davi Silber, Ricardo Amorim, Zeina Latif, entre outros sinalizam melhoras na economia para os próximos anos. Enq...



São realmente muito pertinentes as questões levantadas pelo colega Vagner M. Rocha, porém, acredito que uma gama de administradores recém formados possuem dúvidas relativas ao real papel do Administrador dentro das organizações. Devido a grande quantidade de disciplinas que o curso apresenta, é criada uma impressão inicial de que o administrador terá suas atividades limitadas a de um gerente, por exemplo. Diante dessa e das demais confusões geradas, seria muito interessante que, como foi feita nessa matéria com muita competência, fossem elencadas as reais tarefas do Administrador para elucidação das suas verdadeiras responsabilidades.
 
Rogério R. Ricardo em 20/06/2013 11:21:29
pra vc se motivar
 
LEandro Bertholdo em 27/05/2013 09:33:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions