A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

10/02/2016 09:33

Cooperativismo se faz com diálogo e participação

Por Celso Ramos Régis (*)

O principal propósito do cooperativismo é a construção coletiva. A participação de todos os envolvidos é impulsionada pelo diálogo em diversas esferas. Segundo os dicionários da Língua Portuguesa, a palavra diálogo significa a conversação entre duas ou mais pessoas ou a composição em que as vozes ou instrumentos se alteram ou respondem.

O diálogo, desse modo, compõe. Juntando pessoas, por meio do diálogo, se forma um todo. Esse é o objetivo do Sicredi ao promover, anualmente, as assembleias que, neste ano, têm como tema, justamente, o “Diálogo”.

Muito além de prestar contas aos mais 3 milhões de associados, de 11 Estados brasileiros, as assembleias têm como objetivo estimular o diálogo e ouvir as necessidades desses mesmos associados. Elas são a oportunidade para captar as experiências de quem vivencia o dia a dia e de angariar contribuições de melhorias para os planejamentos futuros.

A assembleia é o principal momento de diálogo na qual os associados conversam abertamente sobre os rumos da sua cooperativa. É também o momento de todos serem ouvidos. É a ocasião onde os associados demonstram a afinidade com os valores do cooperativismo.

Na assembleia, fica claro a equidade como garantia de igualdade entre os associados, de que todos têm os mesmos direitos e deveres na cooperativa. Nenhum associado pode ser privilegiado ou discriminado na sua participação, nas decisões e nos benefícios do negócio cooperativo. As regras valem para todos e beneficiam a todos, de igual forma.

Neste modelo, os associados têm os mesmos direitos e deveres de participação nas decisões. De forma igualitária, cada associado representa um voto. Vale lembrar que, no Sicredi, o associado é dono do empreendimento e participa da gestão da cooperativa. O associado escolhe os coordenadores de núcleo e os conselheiros da Cooperativa, que são seus representantes na tomada de decisões.

Portanto, você que é associado, participe das assembleias. Dialogando, compartilhe as suas sugestões e ideias, tome nota dos resultados de desempenho e contribua para o desenvolvimento da Cooperativa e de sua comunidade.

(*) Celso Ramos Régis é presidente da cooperativa Sicredi União MS.

Previdência Social: verdades e mentira
Com a reforma da Previdência, e já que acabaram com o Ministério da Previdência, vários ministros dispararam versões sobre o tema, mas como não sabem...
Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Nestes poucos dias do Ano da graça de 2017, o Brasil e o Mundo viram estarrecidos o massacre brutal de cerca de pelo menos 134 detentos, dentro das p...
Em busca da competitividade sustentável para o agronegócio
O papel da sanidade animal e vegetal Há décadas as questões sanitárias de plantas e animais integram a lista das preocupações do agronegócio brasilei...
Elementos da teoria da decisão
A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions