ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Artigos

Cuecada do craque Neymar Fifa perdoou. Brasil não negociou regras: paga

Por Ruy Sant’Anna (*) | 30/06/2014 09:47

Se você não sabe, fique sabendo que a Fifa quase colocou o Neymar na marca da lateral, escanteio ou pênalti, no jogo da seleção brasileira contra Camarões, dia 23 p.p.

Este artigo não é uma conversa sobre quem é o melhor atleta ou seleção na Copa do Mundo de 2014. Para o mérito e qualidade da seleção brasileira o destaque é o indiscutível craque Neymar. Mesmo que não tenha mostrado o seu melhor no jogo de anteontem contra a seleção chilena. Pois, no geral, a seleção brasileira não jogou bem. E como sempre, Neymar mesmo caçado em campo como foi fez a sua parte.

Porém, o enfoque agora é outro. É sobre a cuecada de Neymar que quase lhe causou punição de repercussão internacional.

Espera aí..., se a cuecada tivesse sido uma vez só até que daria para relevar, mas duas vezes no mesmo jogo...? Com a imprensa registrando? Fora a outra vez em que tomou semelhante atitude a anterior e em jogo do seu time o Barcelona, onde sua patrocinadora é a cueca da Lupo?

O Suarez poderia arriscar uma carona nessa “falha” da Fifa? Ora, todos sabemos da ganância do pai do Neymar que arruma mil e uma estripulias para levar vantagem com o filho nos negócios. Basta lembrarmos-nos do rebu que ele aprontou na venda do Neymar, do Santos para o Barcelona: multa, renúncia etc. Ele o pai sempre se sai bem com a fama do “menino” Neymar. E ele, o pai, já armou a sua cama pessoal: “de uma hora pra outra”, pois Neymar passou a ser chamado de Neymar Jr. Vai que alguém confunda o pai com o filho, em algum jogo da seleção ou no Barcelona, né?

É, tá certo. Assim, a porta das propagandas abriu-se para o Neymar pai, ou não?
Por falar em marketing, será que o pai do Neymar o convenceria a fazer propaganda de supositório? E em pleno estádio lotado?

Neymar é reincidente na “fatura” cueca. No Barcelona cometeu ou praticou gesto semelhante ao mostrar, pela primeira vez a cueca com a marca da Lupo, concorrente dessa exibida no jogo contra Camarões.

Aqui no Brasil o maior enfoque foi na Coluna do Ancelmo Gois, terça-feira 24 no jornal O Globo. O preço de uma propaganda é cobrado em segundos e em exposição mundial o preço vai à estratosfera. E a grife da “Blue Man” disse que a que Neymar usou é a “cueca da sorte”. Feliz coincidência.

O segundo de mostra da cueca de Neymar nas formas costumeiras da imprensa já lhe renderia “visibilidade” mundial como foi. Mas a Fifa chiou porque entre as regras estipulada com a CBF está que apenas as marcas patrocinadoras têm permissão de aparecer em campo ou nas imediações dos estádios. E interessante a Fida perdoou Neymar, assim, assim como se tivesse dito: menino que coisa feia desrespeita uma regra... Não faça mais isso... E se fizer de novo vai contar pro papai dele?

A dona da marca que Neymar exibiu na partida contra Camarões não era a Lupo que é sua patrocinadora nos jogos do Barcelona. E mais, a assessoria da “Blue Man” nas cores verde e amarela informou que a cueca foi um “brinde para o jogador ainda na concentração”, não no estádio.

Será que podemos achar que aconteceu uma grande 'coincidência'? Neymar estava “distraidamente” arrumando a cueca no caminho que leva ao gramado do Mané Garrincha...

Ah, certamente, ele não sabia que no vestiário estava a câmera de TV que mandava imagens para o mundo e para o telão do estádio... Então, baixou seu calção quase por inteiro. Mostrou a cueca com a bandeira brasileira estilizada. Aí, imagem ganhou os telões do estádio e as tevês do mundo.

Isso pode realmente ser relevado, esquecido, porque Neymar é um menino de apenas 22 anos de idade e já na seleção brasileira? Mas, não é por isso que todo atleta do futebol luta?

E precisa quebrar regras? Ou seria porque não tem dinheiro para pagar pelo erro, sim porque, certamente, se a sua pena não fosse perdoada deveria acontecer com multa financeira, e aí o pano pra manga seria bem grande.
Então, Neymar pode quebrar regra, mas o Brasil além de joelhos teve e tem que engolir mal acordo com a Fifa? Já comentei sobre os abusos a que o Brasil passa com sérios prejuízos financeiros e econômicos, por algum motivo que nossa razão não alcança.

Em tais questões não se deve levar em conta o ganhar ou perder na argumentação. O grito ou subterfúgio são apenas muletas. E sinceramente gostaria muito de estar errado nestas observações.

Parece besteira, mas são “pequenos rios” de acontecimentos assim que acabam desaguando no oceano de aborrecimentos contra o governo que está aí, mas são escamoteados com “perdões” dos cartolas do futebol e reflete na torcida brasileira confundida com sentimento patriótico. Amor à Pátria é outra coisa. Desculpem-me.

O que nos está motivando nesta Copa do Mundo, o que nos reúne em torno dos valorosos atletas são a alegria, a vida, o esforço ou sacrifício de cada brasileira e brasileiro para estar perto de nossa seleção e mostrar em cada brasilidade o calor humano que nos une. A amizade entre os povos e nações.

Mais que isso, mostramos ao mundo a nossa hospitalidade, respeito, dignidade e garra para vencer os obstáculos.
Confiamos que tudo deve ter seu tempo. Agora, vibremos, depois confiemos no Tribunal de Contas da União, Polícia Federal e Ministério Público Federal, na Justiça para punir os abusos em superfaturamentos e outros que tais.

Repare que os povos que estão e estiveram com nossos co-irmãos não se referiram a obras frias de estádios, nem ouvi nem vi nenhum dos ilustres visitantes insatisfeitos com hospedagem etc. (contra abuso de preços sim; gente que explora o turista e não ao turismo).

Caríssima amiga e amigo mantenhamos agasalhados em nosso coração e cérebro o nobre sentimento de amor e respeito aos torcedores adversários de outros países que junto a nós vibram com idênticos motivos.

Só uma seleção será a vencedora. Que seja a nossa, Hexacampeã! Tenhamos uma excelente semana abençoada e produtiva, enquanto por aqui lhes dou bom dia, o meu bom dia pra vocês.

(*) Ruy Sant’Anna, jornalista e advogado

Nos siga no Google Notícias