A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

23/01/2012 15:30

Cuide da sua caixa d´água!

Por Josiane Bruner*

O verão está aí e com ele é comum virem as tempestades que destroem telhas e caixas d´água. Por isso, é preciso estar sempre de olho na parte superior da sua casa para evitar surpresas desagradáveis.

Além de bem tampada - para evitar a proliferação de insetos, em especial a do mosquito transmissor da dengue - é preciso ter outros cuidados com o seu reservatório de água.

Primeiramente, é preciso ter atenção à limpeza. É recomendada a higienização dos reservatórios pelo menos a cada seis meses, visando evitar a proliferação de bactérias e micróbios.

Também e necessário se atentar à qualidade do material. Mesmo com aparências similares, os reservatórios escondem diferenças que podem comprometer a durabilidade, a resistência e principalmente a qualidade da água.

O material mais recomendado é o polietileno. Mesmo assim, existem inúmeras marcas disponíveis no mercado, com grande variação de qualidade. O mais indicado é quando o material passa por um sistema de produção com extrusão a quente, no qual o pigmento azul do reservatório se funde à resina, evitando que o pigmento se solte com o tempo de vida do produto.

É preciso verificar ainda sua opacidade à luz e sua espessura, pois suas paredes sendo finas deixam passar a luz solar, o que pode ocasionar a proliferação de algas, bactérias e outros micro-organismos, contaminando a água.

Por todos estes cuidados é importante se manter atento na hora da escolha do reservatório. A Infibra, empresa com mais de 50 anos de experiência na fabricação de materiais para construção civil, garante que todos os seus produtos estejam em conformidade com a NBR 14.799, norma que regulamenta os requisitos mínimos exigidos para o bom funcionamento de um reservatório.

A empresa também possui a certificação implementada pelo Governo Federal intitulada Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBPQH). Para participar desta certificação os produtos são submetidos a testes e ensaios de volume, aspecto visual, toxidade, opacidade, estanqueidade, resistência e impacto.

Sendo assim, antes de comprar um reservatório de água, seja ele um tanque, cisterna ou caixa d´água verifique se a marca está de acordo com a NBR 14.799 e se a empresa possui certificados que comprovam sua qualidade. Assim, você pode usar a água sossegado.

(*)Josiane Bruner é gerente de relacionamento com o consumidor da Infibra, empresa com mais de 50 anos no mercado de construção civil.

Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Nestes poucos dias do Ano da graça de 2017, o Brasil e o Mundo viram estarrecidos o massacre brutal de cerca de pelo menos 134 detentos, dentro das p...
Em busca da competitividade sustentável para o agronegócio
O papel da sanidade animal e vegetal Há décadas as questões sanitárias de plantas e animais integram a lista das preocupações do agronegócio brasilei...
Elementos da teoria da decisão
A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de ...
O diálogo inter-religioso
Desde a declaração Nostra Aetate, do Concílio Vaticano II, a Igreja busca manter o diálogo inter-religioso. Aí surge a pergunta: Por que o diálogo co...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions