ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Artigos

Divulgar salários, por Ruy Sant’Anna

Por Ruy Sant’Anna (*) | 02/08/2012 08:23

Nos dias de hoje, que se busca bisbilhotar salários com os nomes de seus titulares, é bom não esquecer que: no Brasil de hoje e época de julgamento do “mensalão”, até mentira tem perna longa.

Afinal, lado oposto é o da bomba de gasolina... Então, é hora de se atentar para essa coisa de fuçar a vida particular dos outros como se fosse um interesse maior. Fazer, da lei, um cúmplice para satisfazer uma curiosidade, que jamais será confessada como tentativa para prejudicar outra pessoa, é melhor parar e pensar.

A Lei de Acesso à Informação foi criada com motivação nobre e de alcance favorável à sociedade brasileira, e não para vingança ou perseguição motivada por qualquer mágoa.

Na realidade falta dar ampla divulgação ao alcance da Lei da Informação. Ao governo cabe a responsabilidade de fazer ampla campanha institucional de divulgação do conteúdo da lei e do que ela preconiza. À Nação interessa conhecer a Lei pelo seu conteúdo e não pelo que se quer que ela pareça ter por objetivo.

Fulano ganha tanto... Agora, quero saber quanto ganha sicrano... Isso é fazer da lei uma coisa mixuruca. Não demora e o foco da lei desvirtua-se.

Divulgar o nome de servidor com seu salário respectivo, junto do órgão onde trabalha, equipara-se à quebra de sigilo bancário. E este sigilo só é quebrado em casos extremos e não a torto e a direito.

Já pensou? Daqui a pouco vão querer obrigar a divulgação das dívidas tributárias das empresas. Vai se querer saber do salário dos funcionários de empresas privadas. Se a maneira de viver condiz com o padrão de vida que cada um leva...

A questão da Segurança é real. Acredito que só poderia se nominar o titular de salários desde que exista segurança; leis mais eficientes para desestimular o assalto e sequestro. E policiais para garantir a segurança.

Ora, não se tem garantia nem para uma simples saída de Banco, imagina se pega essa coisa de divulgar nome e salário de servidores.

Com a informação de nomes e salários, os marginais montarão banco de dados na internet para assaltar. Estes não terão o que temer, só vantagens... Contarão ainda com o fator surpresa contra suas vítimas. E estas crescerão. Sem dúvida. Privacidade de nomes, neste caso, é de fato necessária.

Outra situação também real: o Estado é quem mais produz documentos no país. Há muita coisa que não é nem deve ser divulgada. Exemplo: as informações pessoais dos cidadãos; detalhes sobre armamento das Forças Armadas e das Polícias. Tais divulgações, com certeza, causarão imensos prejuízos à coletividade brasileira.

O direito da Lei da Informação de perguntar ao Governo garante-nos acesso para obtermos melhor vida com saúde, segurança, alimentação, educação, etc.

Mais um benefício da Lei da Informação é o que o cidadão pode obter ao indagar sobre a fila de transplantes; sobre o índice de mortes por questões cardíacas, em determinado hospital; problemas com infecção hospitalar; combate à corrupção, etc.

Publicar-se a matrícula, cargo e salário dos servidores, é mais do que suficiente, se o interesse não é para mera bisbilhotice ou vontade do mal pelo mal. Em caso de descoberta de irregularidade, aí deve o interessado preencher formulário para ter as informações que quiser. Mas de maneira pessoal e responsável.

Acredito que a Lei da Informação deva ser reavaliada no quesito ora

enfocada. Que sejam pesados esses prós e contras, garantindo-nos a cidadania tranquila. Assim, dou meu bom dia, meu bom dia pra você caro servidor brasileiro, que acredita que não viverá constrangido e com medo.

(*)Ruy Sant’Anna é advogado e jornalista.

Nos siga no Google Notícias