ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Artigos

Do Todo, por Heitor Freire

Por Heitor Freire (*) | 27/03/2011 11:00

O TODO é um círculo. Tudo está no TODO. Desde o princípio e para sempre. O TODO é a harmonia total, ou melhor, deveria ser. Mas ainda voltará a ser.

Quando se instala qualquer conflito, discussão, condenação ou cobrança que se faça entre um e outro, isso vai, necessariamente, gerar um atrito e como tal uma resistência, concorrendo para uma disfunção no TODO.

As situações que estamos vivendo atualmente e desde sempre – porque sempre houve disputa – só se resolverão quando todos se perdoarem mutuamente e se harmonizarem de forma consciente, verdadeira e sincera, quando todos compreenderem que devem mudar. Chegará inevitavelmente o momento em que isso ocorrerá.

A partir do momento em que cada um entender e praticar o amor verdadeiro, compreender que o outro é seu irmão e que a discórdia se constituiu no fator alimentador da separação, e mudar o seu comportamento contribuindo para o bem-estar geral, haverá, então, uma reconciliação global.

E cabe a cada um de nós contribuir para que esse estado ideal se realize, e assim mudar nossos atos, pensamentos, cuidar das nossas palavras, vigiar nossa maneira de ser. Vigiar não no sentido policialesco, mas sim no de observar o sentido da ação consciente do que fazemos.

E também orar. Não como repetição automática de uma fórmula sem nenhum sentimento, mas com verdadeiro sentido e consciência daquilo que se está falando.

Nós estamos encarnados para concorrer, cada um, para a construção de nossa própria evolução. E através da evolução alcançar a libertação.

E isso ocorre por meio de um processo, cujo início se deu por ocasião da criação do homem. No princípio, desde sempre. Após ser dada a partida, o processo prossegue naturalmente e será concluído com a iluminação de cada um.

A partir do momento em que se atinge a consciência do que significa a encarnação, com a decisão de palmilhar o caminho, passo a passo, abre-se a porta da evolução verdadeira, que proporciona a todos a oportunidade de contribuir com inteligência e com vontade para o seu auto-aprimoramento. É o descortinar de um novo tempo.

É a continuidade do moto-perpétuo, de um movimento sincero, simples e constante. Permanente.

Hermes Trismegisto, o Três Vezes Grande – nome atribuído ao deus egípcio Thot, também identificado como o deus grego Hermes –, ensina no livro sagrado Caibalión os fundamentos da Lei que rege todas as coisas manifestadas no mundo, e aponta sete caminhos, que sintetizam os Princípios Herméticos: o Mentalismo, a Correspondência, a Vibração, a Polaridade, o Ritmo, a Causalidade e o Gênero.

O primeiro princípio é o do Mentalismo: “O Todo é mental, envolve tudo e a todos. Nada está fora dele”.

O segundo princípio é o da Correspondência: “O que está em cima é como o que está embaixo; e o que está embaixo é como o que está em cima”. Não é igual, mas análogo.

O terceiro princípio é o da Vibração; “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra”.

O quarto princípio é o da Polaridade: “Tudo tem seu pólo oposto para o perfeito equilíbrio e funcionamento contínuo do ciclo do Universo”.

O quinto princípio é o do Ritmo: “As coisas estão sempre em contínuo movimento e esta lei explica o ritmo desses movimentos”.

O sexto princípio é o da Causalidade (Causa e Efeito): “Nada no mundo acontece por acaso, tudo tem sua causa, e essa causa é o efeito de outra causa, e assim por diante”.

O sétimo princípio é o do Gênero: “Tudo e todos têm seu lado feminino e masculino. É assim que o Universo é formado”.

Assim, tudo obedece a esse ordenamento lógico e determinado, nada fica ao acaso.

Hermes Trimegisto também enunciou a Lei de Uso: “O conhecimento e a riqueza devem circular”. Quem sabe disso tem o compromisso de contribuir para a circulação do conhecimento e da riqueza. Nada deve permanecer estático e isolado.

O ensinamento que é propiciado ao discípulo deve necessariamente circular e é preciso entender que o aprendizado depende do discípulo, não do Mestre.

Se não houver uma mudança na mente e nos procedimentos, nada mudará.

Para terminar, eis um breve comentário sobre os quatro verbos do iniciado: saber, querer, ousar e calar. O iniciado é todo aquele que passou por um processo esotérico de iniciação, visando a sua libertação e evolução consciente.

O saber é o caminho da libertação da ignorância.

O querer é uma afirmação perene da vida.

O ousar é amar, remando contra a corrente da indolência da humanidade.

O calar é o mais difícil, pois exige o controle de si mesmo.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias