ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Dourados e seus distritos

José Tibiriçá Martins Ferreira* | 16/01/2012 15:02

O Município de Dourados também já foi Distrito, pertencia a Ponta Porã, sendo emancipado em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do Município de Ponta Porã, por decreto nº 30 de 20/12/1925, do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa. Implantado o Município de Dourados, criaram-se ao longo dos anos outros distritos que depois se tornaram novos municípios.

Atualmente nosso Município é constituído de 08 (oito) distritos: Formosa, Guassu, Indápolis, Itahum, Panambi, Picadinha, São Pedro e Vila Vargas. Dentre eles, existiu Serraria que passou na década de 1980 a chamar Indápolis.

Lendo os jornais de nossa cidade sempre se fala em milhões de reais para implantação de asfalto nos bairros e distritos de Dourados, mas dentre eles apenas o Distrito de Picadinha é o único que não tem sido lembrado, apenas em épocas de eleição. Quando chove, ônibus e demais carros que ali trafegam têm que tomar outro rumo para não ficar atolado. A via principal que corta Picadinha tem cerca de 3.700 km, começando à direita na entrada no km 15, rodovia Dourados/Itahum e findando no acesso para o asfalto rumo a Itahum.

No dia 26/08/2011 foi publicado no Jornal O Progresso, o artigo de autoria do deputado Geraldo Resende, intitulado por investir em asfalto. Em parte dele assim ele se expressa: “Foi desta forma que Dourados recebeu, nos últimos cinco anos, 47 novos quilômetros de asfalto e outros quinze quilômetros de drenagem, se medidos linearmente. Esse trabalho tem trazido satisfação a muitos moradores, que alegam condições de vida muito melhores do que antes da chegada da pavimentação asfáltica.”

No dia 14/01/2012, sábado passado, novamente o deputado publica o artigo: Pacote do asfalto. Nele ele relata que começou o ano de 2012 com muitas vitórias, isso é muito bom. No último parágrafo do artigo ele afirma que começou o ano com o pé direito. Fala sobre a sobre sua infância, sobre sua mãe. “Por isto que luto, firmemente, até conseguir transformar a vida destes nossos douradenses que ainda não dispõe deste direito”

Deputado Geraldo Resende, desde 1986 estamos para viabilizar o asfalto para acesso ao Distrito de Picadinha que leva o nome de Abílio Ferreira. Em 2005 estava tudo certo que o governo do estado faria, mas com a desculpa da aftosa não saiu e agora estamos novamente lutando para concretização do sonho dos picadenses com o asfaltamento. Fizemos até abaixo-assinado, entregue ao deputado Marçal Filho que o recebeu em 2009, logo após a sua posse. Com o deputado Geraldo conversei sobre esse assunto no dia 09/08/2009, naquela manhã frígida, num domingo, dia da inauguração do Mosteiro Santa Maria dos Anjos – Irmãs Clarissas. Na oportunidade exigiu-se uma reunião com cerca de 200 pessoas, quando respondi que na zona rural não é igual à zona urbana, pois o povo não tem muito tempo para se reunir.

De lá para cá estou assistindo o anúncio de recursos pela imprensa para os bairros de Dourados e alguns distritos. O própria prefeito de Dourados estando na Picadinha há um mês, anunciou aos presentes que sua meta é contemplar a Picadinha com o asfalto. Como é a terceira promessa, novamente estamos aguardando. Para isso há necessidade também do empenho dos dois deputados federais, sem necessidade de procurar outros de fora, como Mandetta, Reinaldo Azambuja e Vander Loubet que também foram bem votados em Dourados.

No dia 05 de fevereiro do corrente será realizado o 32ª Torneio da Picadinha e 2º Torneio do Agricultor, um evento que tem a participação de equipes do estado, fora do estado e do Paraguai. O Distrito, através de sua população tem lutado por melhorias, mas o poder público tem realizado muito pouco.

O evento vai reunir mais de 10.000 pessoas, da cidade de Dourados e várias regiões e pergunto: se cair uma chuva, o que acontecerá com os carros e ônibus que ali chegarem? Então é muito importante o asfalto para integração e para o desenvolvimento da região.

Assim exposto, gostaria que o deputado, juntamente com o deputado Marçal Filho, o prefeito de Dourados viabilizassem o asfalto para Picadinha, afinal os três foram aliados na última eleição para o governo do estado que deve ter interesse também. Nessa investida, convoca-se também os deputados Zé Texeira e George Takimoto para que sejam nossos parceiros. O trabalho em conjunto traz muitos votos, pois a população sempre está de olho nos atos dos políticos.

(*) José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural no distrito de Picadinha, Dourados

Nos siga no Google Notícias