ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Ecodriving: dirigir com consciência é responsabilidade de todos

Por Luiz Gustavo Campos (*) | 24/07/2014 12:57

No dia 25 de julho, data em que comemoramos o Dia do Motorista, é oportuno lembrar algumas atitudes que todo condutor deve praticar em seu cotidiano, e que podem contribuir para uma direção mais consciente em relação ao meio ambiente. Quando falamos em ações para diminuição de poluentes e para a preservação ambiental, podemos pensar que isso depende do poder público. Muito depende também de nossas atitudes cotidianas para que possamos viver com qualidade de vida. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sete milhões de pessoas morreram em 2012 como resultado da exposição à poluição do ar.

Políticas públicas eficientes para o uso do transporte coletivo, incentivos para a fabricação de carros com energia limpa são necessários, mas cada um pode contribuir enquanto essas medidas não são universalizadas e podem ser usufruídas por todos com qualidade. Criado como uma forma de repensar o trânsito nas cidades, o ecodriving (conduzir de maneira responsável) mostra como nossas escolhas impactam na geração de poluição enquanto dirigimos.

Para dirigir com responsabilidade, é preciso avaliar as escolhas tomadas pensando no impacto conjunto. Ao decidir qual veículo usar, opte pelo mais adequado à sua real necessidade. Se você não percorre trechos longos, não compartilha o carro com outro usuário, o mais sustentável é usar um carro compacto, que implica em menor gasto de combustível.

A escolha por combustíveis de confiança também é importante. Ao priorizar postos de gasolina conhecidos ou vistoriados, o motorista evita a queima de produtos adulterados, que além de reduzir o desempenho do motor, deixam mais resíduos no ambiente.

Não é apenas a queima de combustível que polui o ambiente, o desgaste das pastilhas de freio gera resíduos altamente tóxicos. Utilize o menos possível o freio, observe o tráfego, se o sinal está vermelho, não acelere para chegar próximo ao sinaleiro, frear e depois arrancar. Manter a velocidade baixa e parar lentamente o carro gerará menor gasto com combustível e menor desgaste das pastilhas.

Antes de sair, consulte um sistema de navegação e verifique como está o trajeto para evitar as vias congestionadas. Evite horários de pico: sair mais cedo pode ser uma forma simples de ganhar tempo.

Antecipe-se! Não conte com a reação, o motorista pode aumentar as possibilidades de ação com uma distância adequada entre os veículos. Mantenha uma velocidade constante e leia o trânsito ao seu redor, considerando as situações que acontecem e especificações dos veículos.

Mantenha os pneus calibrados, a pressão correta ajuda a economizar combustível; reduza as cargas desnecessárias; se for parar o carro para aguardar alguém, desligue-o, é mais econômico; utilize ar condicionado e outros equipamentos elétricos quando realmente necessário. Podem parecer apenas detalhes, mas diariamente tornam o veículo e seu consumo menos eficientes. Não é preciso muito esforço para praticar o ecodriving. A redução dos gastos com combustíveis e dos poluentes causados pelo veículo dependem dos seus hábitos.

(*) Luiz Gustavo Campos, diretor da Perkons e especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana pela PUC-PR.

Nos siga no Google Notícias