A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

13/05/2016 10:14

Educação: alicerce do futuro

Por Marquinhos Trad (*)

Campo Grande passou, novamente, por mais uma greve de professores. Eles lutam pelo cumprimento da lei 5.411, com a justa intenção de igualar o salário da Reme (Rede Municipal de Ensino) ao piso nacional da categoria. Já são dois anos de espera pelo cumprimento da lei.

Veja Mais
Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
A aviação e suas regras

A costumeira decisão da Prefeitura Municipal, nos últimos dois anos, de apostar no enfrentamento com a classe ao invés de estabelecer a cultura do diálogo, gerou sempre a mesma consequência nefasta: milhares de alunos fora das salas de aula. Desta vez, foram nove dias de paralização. Nove dias sem aulas. Isso não é aceitável.

A educação é o alicerce para o futuro. Se não for tratada como prioridade, coloca-se em risco as gerações vindouras e o próprio desenvolvimento do município. Afinal, quanto menor o índice educacional de um povo, menos oportunidades ele tem de se desenvolver.

É obrigação do poder público conversar com o funcionalismo, evitar que as demandas naturais que surgem desta relação, desemboquem em crises institucionais como a que temos visto na educação. Para isso, é preciso criar canais de diálogo sadios entre o executivo municipal e as entidades de classe. Uma relação de confronto e soberba, como a que tem sido adotada pela atual gestão municipal, não apenas impossibilita a solução para este impasse como, também, desenvolve um clima de discórdia que prejudica o município, os trabalhadores e, principalmente, nossas crianças.

O PME (Plano Municipal de Ensino) de Campo Grande deve ser o ponto de partida para qualquer estratégia de educação na nossa cidade. E a valorização profissional é uma de suas metas mais importantes.

O PME estabelece, entre outras coisas, a equiparação do rendimento médio dos educadores campo-grandenses aos demais profissionais com escolaridade equivalente, além de preconizar a criação de planos de carreira tomando como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

Ele propõe, também, a garantia de que todos os professores e professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Estabelece, ainda, a meta de formar, em nível de pós-graduação, no mínimo 50% dos professores da educação básica, e garantir a todos estes profissionais formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

O cumprimento destas metas, a valorização dos profissionais da educação, são pré-requisitos para a garantia de uma educação de qualidade. A negação destes compromissos e a criação de uma relação de confronto não é a forma mais inteligente de lidar com o tema.

A educação é o principal pilar para a construção de uma sociedade desenvolvida, e o papel do educador neste processo é essencial, pois torna possível a transformação das pessoas e a abertura destas para a socialização e integração em uma comunidade onde todos devem fazer a sua parte para o bem comum. Sem diálogo, sem boa vontade mútua, esta nobre missão está condenada ao fracasso. Não podemos permitir isso.

(*) Marquinhos Trad é deputado estadual

Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
Ao fim de cada ano, realizo uma pesquisa com funcionários de empresas de todo o Brasil para avaliar quais foram as coisas que mais impactaram na prod...
A aviação e suas regras
A aviação conseguiu, em menos de um século, aproximar os continentes, as empresas e, principalmente, as pessoas. Foi uma evolução tão rápida que não ...
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions