A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

26/09/2012 13:59

Escolhi o curso errado na faculdade. E agora?

Por Maurício Sampaio (*)

A pouca idade, a inexperiência e a pressão (de familiares, colegas e da sociedade) muitas vezes fazem com que o jovem acabe optando pelo curso errado na faculdade. Mas como identificar rapidamente essa escolha equivocada, sem que se perca muito tempo?

A insatisfação, o sentimento de angústia e a desmotivação são alguns dos indicadores que o caminho escolhido ainda não é o certo.

Quando se já está estagiando ou mesmo trabalhando, outras características que ligam o sinal de alerta são sonolência e falta de inspiração e criatividade.

Quanto mais cedo evidenciar esses sentimentos, melhor é para uma mudança de rumo, uma nova escolha. Além de roubar seu tempo, a negligência nesse momento pode acarretar doenças psicossomáticas, como stress, síndrome do pânico e fobia, entre outras.

Não há idade-limite para recorrer a outra carreira. O importante é agir e não engrossar o bloco da maioria da população que se encontra insatisfeita com o trabalho, com sua ocupação. Com o descontentamento, muitas dessas pessoas terão ou já possuem algum problema de ordem patológica e emocional.

Então, não leve adiante tanto sofrimento, mesmo que o dinheiro pese nessa decisão.

(*)Maurício Sampaio é especialista em orientação educacional e vocacional. É autor do recém-lançado livro “Escolha Certa - Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã”, da editora DSOP.

Sobre o mercado e o governo
O homem primitivo acordava de manhã, saía para coletar frutas, abater animais e pescar peixes, e assim ele se alimentava. Ao fim do dia, cobria-se co...
Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras
Incertezas são o que mais temos, porém ideias norteadoras e essenciais para a construção de um futuro mais sustentável já existem. Não podemos ignora...
Quando, também na escola, se dialoga sobre as religiões
Temos percebido uma crescente preocupação acerca do papel social da escola e da educação que acontece neste espaçotempo. Numa perspectiva de sociedad...
19 anos de Código de Trânsito Brasileiro
No dia 22/01/17, o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 19 anos de vigência. Após 31 Leis que o alteraram, com o complemento de 655 Resoluçõe...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions