A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

26/09/2012 13:59

Escolhi o curso errado na faculdade. E agora?

Por Maurício Sampaio (*)

A pouca idade, a inexperiência e a pressão (de familiares, colegas e da sociedade) muitas vezes fazem com que o jovem acabe optando pelo curso errado na faculdade. Mas como identificar rapidamente essa escolha equivocada, sem que se perca muito tempo?

A insatisfação, o sentimento de angústia e a desmotivação são alguns dos indicadores que o caminho escolhido ainda não é o certo.

Quando se já está estagiando ou mesmo trabalhando, outras características que ligam o sinal de alerta são sonolência e falta de inspiração e criatividade.

Quanto mais cedo evidenciar esses sentimentos, melhor é para uma mudança de rumo, uma nova escolha. Além de roubar seu tempo, a negligência nesse momento pode acarretar doenças psicossomáticas, como stress, síndrome do pânico e fobia, entre outras.

Não há idade-limite para recorrer a outra carreira. O importante é agir e não engrossar o bloco da maioria da população que se encontra insatisfeita com o trabalho, com sua ocupação. Com o descontentamento, muitas dessas pessoas terão ou já possuem algum problema de ordem patológica e emocional.

Então, não leve adiante tanto sofrimento, mesmo que o dinheiro pese nessa decisão.

(*)Maurício Sampaio é especialista em orientação educacional e vocacional. É autor do recém-lançado livro “Escolha Certa - Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã”, da editora DSOP.

Uma nova educação superior
Somos lentos, inclusive para acompanhar a rapidez da nossa própria tecnologia. A maior parte dos jovens brasileiros hoje já tem acesso a celulares e ...
Como manter o engajamento na sua rede de franquias?
Não é de hoje que temas como motivação e produtividade estão em pauta nas organizações. O motivo é simples. A diferença entre o sucesso e o insucesso...
Agricultura familiar, um estímulo à economia brasileira
O agronegócio está entre as principais atividades responsáveis por movimentar a economia brasileira. De acordo com um levantamento feito pelo Centro ...
Soja: Três segredos para a safra render e o agronegócio brasileiro melhorar
Após passar por uma situação difícil no último ano, seja do ponto de vista climático – por conta das secas em algumas regiões – e até mesmo econômico...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions