A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

12/02/2015 08:06

Golpe? O movimento pelo impeachment da presidente

Por Pedro Pedrossian Filho (*)

Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, a recém reeleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece com a maior rejeição registradana história entre os ex-presidentes do país, onde apenas 23% dos brasileiros aprovam o seu governo.

Veja Mais
Tédio é a falta de projeto
Dólar alto: bom ou ruim para o agronegócio?

O escândalo da operação Lava-jato, que a cada dia surpreende com novas e contundentes denúncias; as prisões de grandes figurões dos altos quadros de executivos de empreiteiras que possuemobscuroslaços com o governo, vem balançando e sacudindoa credulidade até daquelas almas mais pueris e incautas da sociedade. Somado a todo o envolvimento do PT com o maior esquema de corrupção já denunciado no país, as medidas nada populares pós-eleitorais do governo Dilma, fez com que a população repensasse o seu voto.

O aumento da gasolina-que reflete no preço de uma infinidade de produtos e serviços-, o aumento em até 40% na tarifa de energia elétrica, a crise hídrica e energética estão entre as medidas tomadas pelo governo que estão assombrando e decepcionando os eleitores e militantes do PT. Entretanto, nada parece alimentar mais o sentimentode revoltados eleitores do PT do que a traição sofridacomas mudanças nos direitos trabalhistas que o Partido dos Trabalhadores está realizando.

Renomados analistas financeiros, já afirmam que o país entrará numa profunda recessão econômica. Com as altas taxas dos juros, com o descontrole da inflação e consequentebaixo ou nenhum crescimento econômico, já vislubram, o efeito colateral dessa dura fórmula, fruto da negligência macroeconômica, de anos de um governo: a falência das empresas e demissões em massa.

A sensação que permeia o povo brasileiro é o de traição, de infidelidade e de emboscada, e inclusive denominado por muitos de estelionato eleitoral.

Todo este cenário, traz à tona uma constatação do ponto de vista histórico: todas as vezes em que o eleitor brasileiro se sentiu enganado, veio a punição.

A lição dada ao ex-presidente José Sarney em 1986-após as eleições estaduais- depois da desvalorização do cruzado;à Fernando Collor de Mello, quandonão cumpriu com suas promessas de campanha e foi duramente punido; à Fernando Henrique Cardoso, após sua reeleição e a seguida desvalorização do Real, fez com que sua popularidade caísse e não mais pudesse fazer seu sucessor.

O eleitor pode até ser manipulado, seduzido, mas a história nos mostra, que ele também sabe retaliar. Nessa obscura conjuntura, não faltam vozes para insuflar o pedido de Impeachment, avalizado legalmente por um dos maiores e mais respeitados juristas do Brasil, o Dr. Ives Gandra, doutor em direito constitucional.

Do outro lado restou apenas o último argumento elaborado pelo "mago" do Markenting, João Santana: o de golpismo. Essa velha e repetitiva história não possui nada de persuasivo e há muito, lugar comum para convencer. E você, leitor-eleitor como enxergaesse argumento? Golpismo ou cinismo?

(*) Pedro Pedrossian Filho, graduado em Filosofia e ex-deputado federal

Tédio é a falta de projeto
Recentemente, deparei-me com duas situações. Na primeira, eu almoçava com dois amigos, ambos na faixa dos 55 anos de idade, funcionários públicos bem...
Dólar alto: bom ou ruim para o agronegócio?
Claro, depende da hora e do mercado, exportação ou de mercado interno. Agora, falando da soja, o principal produto da pauta brasileira de exportações...
Marcas lutam diariamente para impactar as pessoas
Segundo pesquisas, temos contato com aproximadamente 2.000 marcas em um dia “comum” e menos de 300 delas ficam em nossa memória. Por isso, essas marc...
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo
Crises econômicas em qualquer país do mundo ensejam debates sobre reformas. São nos cenários de recessão prolongada que as nações se defrontam com se...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions