A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

06/10/2014 13:57

Hora de planejar as férias: destinos brasileiros ou latino-americanos?

Por Henrique Mol (*)

O final de ano está batendo à porta e, com ele, surge a aquecida demanda por roteiros de viagens no período das férias. O consumidor, conforme pesquisa do Ministério do Turismo em parceria à FGV, está buscando, essencialmente, nos destinos nacionais o fôlego para encarar mais um ano. De fato, o nosso país é privilegiado com belezas naturais e uma peculiar gastronomia. O fator preço também tem sido um grande motivador às viagens nacionais, embora os nossos vizinhos sul americanos tenham preços igualmente acessíveis. Se considerarmos o custo benefício em termos de conhecimento de uma nova cultura, estes destinos desbancam os nacionais com folga.

Veja Mais
Educação e o futuro da alimentação
Convenções internacionais e competitividade

Proponho uma sondagem dos locais mais baratos para se viajar nesse fim de ano. São roteiros para você economizar nos pacotes sem economizar em experiências. A começar pelo nosso "quintal de casa", paraísos brasileiros, como Foz do Iguaçu, Caldas Novas e Fortaleza.

Foz do Iguaçu possui nada menos que credenciais internacionalmente reconhecidas, como o título de uma das "Novas Sete Maravilhas da Natureza" conferido às Cataratas do Iguaçu. São 275 quedas d'água, em que se destaca a Garganta do Diabo, com 80 metros. O Macuco Safari é uma das atrações de aventura no local, consiste em um passeio em barcos infláveis que realizam manobras debaixo dos saltos "Três Mosqueteiros". Um banho de cachoeira de lavar a alma! Foz também é palco de um dos maiores parques de aves da América Latina, o qual permite ao visitante uma imersão nos viveiros de aves dos cinco continentes. Além disso, é uma cidade transfronteiriça que une Brasil, Paraguai e Argentina. Isto favorece as compras em Ciudad del Este, cidade paraguaia famosa pelos baixos preços e oferta de produtos de todo o mundo.

Caldas Novas também possui insígnias que a qualificam mundialmente. Junto a Rio Quente, formam a maior estância hidrotermal do mundo. São centenas de clubes e piscinas naturais com temperaturas que variam entre 30 e 57 graus.

O Hot Park é o maior complexo de lazer da região com corredeiras e toboáguas radicais. Se o calor apertar e você sentir falta de um pouco de água fria, basta tomar a direção do Lago de Corumbá, um espelho d'água com 65 quilômetros quadrados, perfeito para a prática de esportes náuticos e passeios de barco.

Em Fortaleza, as atrações abarcam desde tradicionais programações litorâneas até as mais radicais. As barracas da orla das praias são um prato cheio para os apreciados de peixes, a mais conhecida é a do Chico do Caranguejo. Na vila de pescadores, Cumbuco, uma série de atividades de aventura, como passeio de jangada, de bugue, e esquibunda. À noite, os shows de música e de humor se espalham pela cidade, a exemplo da levada a cabo na Praia do Futuro, às quintas feiras. O Beach Park arremata a viagem com uma ampla infraestrutura para sua diversão. São toboáguas, rios artificiais, playground aquático, saunas e até mesmo uma piscina gigante com ondas, a maior da América Latina.

No cenário internacional, Montevidéu, Buenos Aires e Lima competem em preços e atrações às cidades brasileiras já mencionadas. Das insígnias mundialmente reconhecidas, Lima desbanca qualquer um no quesito gastronomia, reconhecida pela OEA (Organização dos Estados Americanos) pela riqueza gastronômica do Peru, e pela World Travel Award, como Melhor Destino Culinário do Mundo. Das atrações culturais, Montevidéu abarca uma grande variedade de museus, o Museo del Carnaval celebra a folia uruguaia, o Museo Andes 1972 resgata a queda do avião que levava uruguaios para o Chile, o Teatro Solis, cuja visitação culmina com uma encenação de atores locais que interagem com os visitantes. Dos shows, Buenos Aires tem uma associação categórica: tango! Desde os lugares tradicionais, que remetem ao Tango Argentino dos anos 40, aos shows de Tango do mais alto nível, com produções à altura de Broadway.

Nacional ou internacionalmente, é importante que o turista se programe o quanto antes. O presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) alerta que os pacotes de viagens para o fim do ano devem se esgotar até novembro. Preços e condições facilitadas de pagamento são os principais atrativos. Se você ainda não decidiu seu destino, sugiro que visite o site da Encontre Sua Viagem (www.encontresuaviagem.com.br). Lá você encontra pacotes nacionais e internacionais com ótimos preços e condições de pagamento. Não deixe de conferir!

(*) Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Educação e o futuro da alimentação
Educação deve colaborar na preparação de todos para o pleno exercício da cidadania e, especialmente, formar os jovens para uma vida profissional que ...
Convenções internacionais e competitividade
O Brasil precisa atuar com mais critério na hora de analisar e ratificar convenções multilaterais, especialmente as negociadas no âmbito de entidades...
A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...
Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions