ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Importância da Engenharia

Por Luiz Gonzaga Bertelli* | 11/01/2012 11:01

Uma das carreiras em que o país necessita de mais profissionais atualmente é a Engenharia. Profissão base para uma nação em pleno crescimento econômico, o Brasil já sente falta de especialistas na área, desembocando na importação de profissionais estrangeiros por parte de algumas empresas, para cobrir as brechas encontradas no mercado de trabalho. E este gargalo tende a aumentar, tendo em vista nossas taxas atuais de desenvolvimento e as perspectivas positivas para o futuro e a necessidade urgente de obras de infra-estrutura. Há ainda uma grande demanda que será proporcionada pelos grandes eventos esportivos que o país sediará em 2014 – a Copa do Mundo – e em 2016 – a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Mas por que existe essa falta de profissionais na área? Nos anos 80 e 90, a carreira de engenharia teve uma oscilação negativa, grande parte creditada as crises econômicas e as taxas baixíssimas de crescimento econômico. Muitos profissionais não conseguiram emprego na área e foram deslocados para outros setores, principalmente o financeiro. Pelos bons resultados alcançados, até hoje estudantes de engenharia são requisitados para áreas de finanças – elogiados por sua visão mais sistêmica, além da forte formação aritmética, o que de certo modo desfalca o setor de bons profissionais.

Outro problema detectado pelos especialistas em educação está ligada a qualidade do ensino básico no país. A disciplina de matemática, que é a base para a carreira, é muito mal vista na escola, sempre tratada como bicho de sete cabeças pelos alunos. Muitas vezes com professores mal preparados, os estudantes terminam com dificuldades na matéria, o que os afastam de profissões com exigência no conhecimento matemático.

Para quem pretende prestar vestibular ainda neste início de ano, apesar de ser uma carreira já clássica, a Engenharia está em plena ascensão. As perspectivas profissionais são excelentes, até mesmo com salários altos para o início de carreira. Já para os estudantes universitários, as oportunidades de estágio aumentam a cada dia para a profissão no portal do CIEE. O estudante que ainda não está cadastrado pode visitar o site www.ciee.org.br e fazer seu cadastro gratuito. O estágio na área de Engenharia é o primeiro passo para uma carreira consistente, o que, em um futuro próximo, pode render bons dividendos e, o melhor, a contribuição decisiva para o desenvolvimento do país.

(*) Luiz Gonzaga Bertelli é presidente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

Nos siga no Google Notícias