ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Integridade física do PM deve estar acima da criminalidade

Cláudio Souza (*) | 29/03/2013 11:31

Os casos não são raros. Durante todo o ano passado, pelo menos uma dúzia de bandidos foram mortos em confronto com policiais militares em todo Mato Grosso do Sul. Recentemente, um marginal acabou em estado grave após enfrentar a PM em Campo Grande. Os números, no entanto, não traduzem um aumento da letalidade ou da intolerância por parte dos policiais, mas, sim, da ousadia e do sentimento de impunidade desses marginais.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é, de fato, uma das mais bem preparadas do Brasil. Até bem pouco tempo atrás, bandido algum ousava enfrentá-la. Recentemente, principalmente a mando de detentos – nosso Estado não tem capacidade para vetar e entrada de aparelhos celulares nos presídios -, esses marginais passaram a reagir, obrigando o policial a dar uma resposta imediata e proporcional à agressão sofrida.

Em 2012, parte dos marginais mortos em confrontos com a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) agiam sob ordem de presidiários. Em alguns casos, o objetivo era roubar caminhões para levá-los até o Paraguai ou Bolívia, onde seriam trocados por droga. Os motoristas foram torturados e mantidos reféns. Graças à ação rápida dos policiais, os crimes foram frustrados.

Nenhum policial, seja militar, civil ou federal, sai para o trabalho com a intenção de matar uma pessoa. A falta de uma estrutura adequada para a realização do policiamento, os baixos salários dos praças, a falta de instrução e treinamento para a classe, somados a falta de fardamento, promoções e de acesso a mais viaturas, armas e equipamentos, não diminuem a coragem dos policiais militares de Mato Grosso do Sul.

Por enfrentarem tantas dificuldades, eles constituem, de fato, uma das mais bem preparadas polícias do Brasil. Bandido que ousa enfrentá-la em confronto é morto em nome da sociedade.

Na contramão de todo esse esforço, algumas entidades e instituições insistem em atingi-lo. Quando um policial mata um bandido durante confronto, parte da imprensa e órgãos de defesa dos direitos humanos cobram explicações sobre a ação. Ainda questionam o trabalho policial, afirmando que ações dessa natureza colocam em risco a sociedade. Querendo defender os criminosos, usam o argumento de que as ações policiais que levam a óbito alguns marginais são violentas e desnecessárias.

Por outro lado, podemos elencar uma série de fatores que, de maneira direta, culminaram na morte desses bandidos: o aumento da população, da miséria, a falta de presídios, de políticas públicas para inserção dos jovens no mercado de trabalho e a falta de um ensino público de qualidade. Tudo isso é fruto da incompetência do Estado, incapaz de administrar o bem público e proporcionar oportunidades para a população. Diante disso, a culpa é toda do policial que se defendeu ao ser agredido?

Apesar disso, mesmo com a imprensa e as comissões massacrando nossos policiais, a sociedade apoia a corporação. A população, cansada de violência e de ficar presa em casa, enquanto os bandidos seguem soltos nas ruas, endossam e aprovam as ações repressivas da Polícia Militar. Não quero, em hipótese alguma, incentivar esse tipo de prática ou afirmar que ‘bandido bom é bandido morto’. No entanto, vou até às últimas consequências para defender o policial militar injustamente atacado. A integridade física do PM deve estar acima da criminalidade.

Nesse momento, cabos e soldados agonizam devido aos baixos salários. É hora de a sociedade sair em defesa da polícia que tanto a defende, exigindo que o governo do Estado conceda um reajuste de acordo com a reivindicação da classe. Assim, nossos policiais ficarão ainda mais estimulados e defenderão com mais garra a sociedade de Mato Grosso do Sul.

(*) Cláudio Souza, jornalista e vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul

Nos siga no Google Notícias