ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Artigos

Invasão do arroz com feijão no Mercosul, por Ruy Sant’Anna

Por Ruy Sant’Anna (*) | 17/07/2012 13:35

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão e é essa oleaginosa de muita relevância socioeconômica para o País. A produção na safra 2010/2011, segundo a CONAB, chegou a 3,79 milhões de toneladas.

O feijão tem três etapas anuais para seu cultivo e Mato Grosso do Sul aproveita-se de todas, com predominância na época da seca. E em 2010 o estado produziu 24,44 toneladas de feijão da seca com 76,5% da produção total do Estado, numa área de 18,44 mil hectares, com rendimento médio de 1.325 kg., acima da média nacional (IBGE, 2011).

Esses dados acima servem apenas para ilustrar o tema deste artigo que é a necessidade de transformarmos, os produtores de feijão e os que fazem a economia acontecerem, em nosso Estado, em formadores de opinião das qualidades e benefícios nutricionais de nossos produtos como o arroz e feijão.

O objetivo imediato deve ser o MERCOSUL pela proximidade de mercado, pelas “presumíveis” facilidades alfandegárias e quantidade de relacionamento entre os povos envolvidos nesse mesmo mercado.

Então, o arroz com feijão que ainda é uma forte alimentação da população brasileira e visto como um dos nossos pratos típicos precisa ser eleito pelas autoridades das três esferas governamentais como “o prato do dia” de suas decisões.

Até a área municipal pode ajudar com programas que incentivem a oferta do arroz com feijão nos restaurantes, mesmo nos mais sofisticados, como uma iguaria de variada forma de apresentação e valores nutricionais agregados.

Os nutricionistas afirmam que os nutrientes combinados no arroz com feijão fornecem carboidratos, aminoácidos, proteínas, ferro, vitaminas do complexo B e cálcio. Essa combinação serve para regular o teor glicêmico do sangue.

Essa e outras ofertas de saúde e bem estar pessoal e econômico com toda sua extensão indicam a urgência de ser fortalecer essa cadeia produtiva. E ainda deve ser considerada a queda, em períodos, da produção e produtividade do feijão, ao lado da queda de consumo pela população brasileira; segundo aponta pesquisas feitas pela Embrapa e IBGE.

O feijão ressente-se da falta de investimento de tecnologia, trabalho integrado com maior informação de áreas plantadas sobretudo no plantio familiar, que de regra comanda os pequenos produtores.

O valor da informação é importante aqui explicando sobre a importância do feijão que fornece proteína, com traços de ação medicinal como protetor e de efeito terapêutico nas doenças coronarianas e oncológicas, cuja leguminosa tem baixo teor de gordura e alto teor de fibra.

Em contraponto a todos esses benefícios do feijão o dia a dia tem nos mostrado que as marcas de produtos globais e fast food incitam a cada vez maior parcela da população adotar tais produtos.

Neste ponto fica clara a necessidade de investimento na propaganda informativa valorizando os benefícios desse alimento à saúde das pessoas. O enfoque das propriedades positivas do feijão nos seus aspectos econômico, social, nutricional e cultural merece todo o investimento que os governos possam realizar, com eficaz resultado para os produtores e a população brasileira.

Neste ponto volto a comentar sobre a necessidade de divulgação, mas agora para a área de exportação ao MERCOSUL por ser alvo mais próximo e teoricamente de mais fácil assédio comercial, expondo todas essas e outras qualidades e propriedades do feijão. Juntando-se ao arroz o feijão tem se a combinação perfeita para a saúde.

Isoladamente tanto o arroz quanto o feijão tem inúmeras formas de serem preparados ou juntos e misturados também oferecem várias opções

Sobretudo que o arroz com feijão tenha a oportunidade de fazer uma verdadeira invasão, no bom sentido, aos argentinos, uruguaios, paraguaios, bolivianos, chilenos e venezuelanos. Cujos povos ainda não desfrutam dessas maravilhas do feijão com arroz e quando fazem uso o fazem de maneira restrita.

Que os produtores e todos os envolvidos nesse mercado, junto dos três níveis de governos, unam-se concreta e objetivamente nessa tarefa é o que espero e assim lhes dou bom dia, o meu bom dia pra vocês.

Ruy Sant’Anna, é advogado e jornalista.

Nos siga no Google Notícias