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Liderar é conversar... qual é o significado?

Por Rosângela Barcellos (*) | 17/02/2014 13:54

Convido você a mergulhar neste artigo para que possa aprofundar neste significado e ampliar seu nível de consciência sobre a importância da prática da liderança na relação com sua equipe, pares, superior imediato e em sua vida!

Quando me deparo com a palavra liderança, me vem automaticamente à cabeça, de acordo com minha experiência com líderes de uma forma geral, algumas palavras associadas a ela, como desejo genuíno de ajudar, capacidade de desenvolver pessoas e de despertar a evolução do outro conversando de uma forma que o ajude avançar!

Ao fazermos conexão com estas palavras ligadas à prática da liderança, remete-nos automaticamente ao desafiador cenário de relacionar-se de forma mais próxima e aberta com o outro, neste caso, o desafio passa a ser maior, pois, indica que a prática efetiva da liderança está interligada há algo muito maior do que somente a obrigação de um cargo, às teorias e exigências do mercado e/ou a qualquer outra convenção imposta.

Diante desta constatação que se revela na prática de qualquer líder que obtém sucesso com as pessoas, cabe-nos algumas reflexões em torno do que realmente significa em minha vida ser um líder?

Pratico a liderança que ‘dita’ a teoria e as fórmulas de sucesso porque preciso e sou cobrado na posição em que ocupo, ou vejo na prática da minha liderança uma oportunidade de ser um ser humano melhor ao ajudar o outro a evoluir com o simples interesse genuíno de despertar nele o seu melhor como pessoa?

Caso descubra, ao se questionar profundamente que quando auxilia ao outro se sente inteiramente realizado e que isso pode até ser um valor para você... pode estar a um passo da prática de uma liderança autêntica e efetiva.

Digo isso, pois tenho aprendido em minha prática profissional e pessoal que ao conversar podemos liderar e que dependendo da qualidade de nossas conversas podemos gerar no outro um mundo de possibilidades, evoluções, reflexões e de encadeamento de ações, para que ele evolua em sua caminhada, desde que esteja aberto para este diálogo, claro, não podemos cultivar a pretensão de ajudar ao outro se ele não nos ‘autoriza’ para tal.

Creio que se não todas, mas grande parte das pessoas já vivenciou aquela sensação boa de amparo depois de ter tido com alguém uma conversa de qualidade, chamo de conversa de qualidade quando escutamos e somos escutados, quando olhamos no olho do nosso interlocutor com interesse e sem pressa de ir embora, quando perguntamos para saber o que ele pensa da vida, quando verdadeiramente o respeitamos e colocamos de lado nossos julgamentos e verdades, quando ao escutar entendemos realmente o que ele quer nos dizer com o que está dizendo e desinteressadamente lançamos um questionamento para ajudá-lo a ver mais longe do que está vendo e por que não instigá-lo a encontrar o seu melhor!

Neste processo enxergo a prática da liderança que vai além da teoria do ‘ter’ que... para ser líder!

Em minha caminhada com líderes de diversos segmentos e cargos constato a satisfação plena e o brilho no olhar de cada um quando consegue promover evolução em seus liderados através de uma conversa de qualidade, isso me faz aumentar a crença de que nós somos como seres humanos infinitamente capazes de ajudar nosso semelhante e por que não a construir um mundo de novas possibilidades e melhor!

Desejo que esta leitura tenha instigado em você a observar melhor daqui para frente o real significado da liderança em sua vida e da qualidade de suas conversas!

Lidere conversando! Sucesso

(*) Rosângela Barcellos é PCC-Professional Certified Coach pela International Coach Federation dos EUA.

e-mail: rosangelabarcellos@rbtconsultoria.com.br

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