ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Artigos

Mais do que cotas, por Luiz Gonzaga Bertelli

Por Luiz Gonzaga Bertelli (*) | 13/06/2011 10:34

A lei que estabelece cotas de contratação de pessoas com deficiência completa duas décadas de vigência em julho ainda muito aquém de entrar para o seleto grupo das determinações legais “que pegam".

Mesmo constatando que a inclusão dos deficientes sofreu queda de 17,4% entre 2007 e 2009, como foi recentemente divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e abordado por nossa reflexão semanal há algumas semanas, a ação afirmativa cumpre sua função.

Brasileiros que por séculos foram excluídos do processo produtivo revertem o jogo, mostrando que aproveitaram a janela aberta pela lei nº 8213/91 para se qualificar profissionalmente e agora querem mais.

Uma pesquisa da Page Personnel, empresa especializada em recrutamento e seleção, apurou que trabalhadores nesse perfil não estão se contentando com as condições ofertadas pela empresas contratantes e investem no próprio desenvolvimento pessoal e profissional almejando, além da concessão de vaga, melhor remuneração e plano de carreira.

De acordo com o levantamento realizado com profissionais com profissionais na ativa, 46% declararam ter saído da última empresa por ter recebido convite para ocupar um posto melhor e 21% por estarem insatisfeitos com as respectivas atividades.

As reclamações são justificadas, pois 36% nunca foram promovidos sendo que, destes, 70% têm graduação completa ou pós-graduação. No final das contas, e das cotas, os versos da música Comida (Titãs) traduzem esse sentimento: “A gente não quer só dinheiro / A gente quer dinheiro e felicidade / A gente não quer só dinheiro / A gente quer inteiro e não pela metade”.

Também reflete o slogan do Programa Pessoas com Deficiência do CIEE: “os jovens não precisam de caridade, mas de oportunidade”. Vale ressaltar que o programa, mantido há 12 anos, já possibilitou o encaminhamento de oito mil estudantes deficientes para capacitação profissional em estágio em organizações privadas e órgãos públicos.

Estão colocados, portanto, dois desafios aos gestores de recursos humanos. O primeiro é o de cumprir as cotas, apoiando uma população estimada em 27 milhões de pessoas com deficiência, sendo 17 milhões em idade considerada ativa para o mercado de trabalho.

E, segundo, oferecer condições de ascensão profissional a essas pessoas que já concorrem em pé de igualdade com os demais colaboradores. Há uma dívida história a ser resgatada e as empresas, órgãos públicos e entidades do 3º setor não podem se furtar a colaborar nesse momento decisivo.

As adaptações necessárias para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência são mínimas frente aos obstáculos que elas sobrepujaram para chegar aonde chegaram. Além do mais, exemplos de superação e determinação sempre inspiram os demais colaboradores a colocar problemas aparentemente grandes em perspectiva. Melhorando, de maneira geral, o clima organizacional.

(*) Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

Nos siga no Google Notícias