ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Mato Grosso do Sul, 36 anos

Nelson Trad Filho (*) | 11/10/2013 10:17

Mato Grosso do Sul chega aos 36 anos cumprindo as promessas e realizando os sonhos que mobilizaram a sociedade pela concretização, enfim, de um projeto de autonomia político-institucional que vinha sendo sedimentado ao longo de boa parte do século vinte.

Um olhar sobre a brevíssima história de Mato Grosso do Sul como estado autônomo, mais que o indiscutível acerto e a notável oportunidade do desmembramento – no contexto de uma nova geopolítica pensada naquela época e descartada em seguida – do então vastíssimo Mato Grosso, confirma, de forma extraordinária, o quanto se pode empreender e transformar quando se é dono do próprio destino.

Ao assumir-se como unidade federada, há pouco mais de três décadas, Mato Grosso do Sul, apesar dos improvisos político-administrativos iniciais, dispunha de enorme potencial para “vingar” como Estado. Hoje a história confirma o que então era um sonho coletivo erigido como certeza.

Localização estratégica, de vantajosa vizinhança com o Sul-Sudeste; inestimável condição de abrigar grande parte do Pantanal, um dos maiores e mais importantes acervos de vida do planeta; enormes reservas de água, tanto de superfície quanto no subsolo (aquífero Guarani); vastas áreas de vocação agrícola e pastoril que, potencializadas com altos índices de tecnologia, hoje colocam Mato Grosso do Sul no primeiro time de produtores de proteínas para o mundo e tracionam um setor agroindustrial de ponta: todo esse patrimônio tem sido crescente e criteriosamente utilizado, nos últimos 35 anos, a serviço do desenvolvimento econômico e social.

Além do que, nos últimos anos o Estado tem se colocado na vanguarda do estratégico setor da agroenergia, e se firmado como importantíssimo produtor de papel e afins, com a expansão, em grandes áreas antes quase totalmente estéreis, de florestas plantadas que agora suprem a maior fábrica de celulose do planeta, instalada em Três Lagoas.

Porém, todo esse vasto e diversificado patrimônio de potencialidades naturais e de perspectivas construídas a serviço das grandes transformações socioeconômicas, hoje em curso no Estado, nem de longe se equipara aos valores transcendentes do magnífico capital humano de Mato Grosso do Sul.

Forjada com a têmpera de imigrantes destemidos, advindos das mais diversas origens, e de brasileiros oriundos de todos os rincões, a gênese da sociedade sul-mato-grossense já fecundara em vanguarda civilizatória ao menos dois séculos antes da criação de Mato Grosso do Sul.

Portanto, se a história institucional de Mato Grosso do Sul têm apenas 36 anos, a história social e humana, a trajetória de construção dos fundamentos de uma sociedade ‘geneticamente’ inconformada com o atraso e com a dependência, não pode ser contada pela cronologia formal. Os valores que compõem esse magnífico patrimônio de determinação humana e de inspiração social vêm sendo secularmente caldeados no território benfazejo que abriga hoje Mato Grosso do Sul.

É sobre esse panorama de grandes potencialidades econômicas e estratégicas – progressiva e criteriosamente exploradas – e de um extraordinário conjunto de valores socioculturais e humanos, que todos nós estamos construindo o Mato Grosso do Sul das próximas décadas e das próximas gerações - um estado economicamente próspero, culturalmente desenvolvido e socialmente mais justo.

Muito foi feito até aqui. Muito há por fazer.

Por isso, não podemos renunciar ao compromisso com as gerações futuras.
Sob pena de desmerecermos a imensurável herança de valores forjados na fundação da sociedade sul-mato-grossense e, depois, na instituição do Estado de Mato Grosso do Sul.
========/
(*)Nelson Trad Filho é secretário estadual de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios

Nos siga no Google Notícias