ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Medidas provisórias

Por Alicio Mendes (*) | 08/03/2012 06:38

Li, dias atrás , como faço todos os dias na coluna “Jogo Aberto” deste Jornal, parte do discurso do Deputado Fábio Trad, sobre a visão que ele está tendo do funcionamento da Câmara Federal nos dias de hoje.

Sob a égide de uma linguagem pictórica e irrepreensível, ele define com perfeição o comportamento tacanho da maioria dos nossos representantes. Ali, com raras exceções, eles chegaram para se transformar em meros teleguiados a serviço do poder. Ao se ajoelhar para dizer amém, o parlamentar o faz, virando as costas para os seus sagrados compromissos assumidos com seus eleitores.

Suja o seu diploma, confunde sua missão e anda no sentido de se corromper. Não se interessa por elaborar projetos, nem por estudar os que são apresentados.

Ali eles chegaram para cuidar de seus interesses, para agradar eleitores com benesses e para ostentar seu status. Ali eles chegaram para agradar seus favorecedores e ali permanecem ansiosos para conhecerem as próximas Emendas Provisórias que diariamente chegam ao Congresso. Nossa Constituição está mais remendada do que qualquer cobertor de retalhos.

Esse regime de emendas outrora tão combatido pelos mandatários atuais, se transformou num corriqueiro instrumento para governar ao bel prazer. A Câmara hoje não tem mais identidade. Ela ali está como mera homologadora das vontades do Palácio do Planalto. Quem sabe, isso ainda não possa ser mudado.

Quem sabe à voz solitária do nosso deputado sul-mato-grossense que demonstra ser verdadeiro herdeiro político do Lendário Pai, não venham se juntar outras tantas, capazes de conscientizar os incautos a começarem a acreditar que o país precisa que eles cumpram com o seu verdadeiro papel.

(*) Alicio Mendes é educador ambiental e médico veterinário

Nos siga no Google Notícias