ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Não há autor como ele, morte de Geraldo é fratura exposta, diz Renato Teixeira

Renato Teixeira | 27/12/2015 07:12
Amigos desde os anos 70, Renato Teixeira diz que ao longo das décadas, ele e Geraldo debateram, questionaram e praticaram a arte brasileira. (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Amigos desde os anos 70, Renato Teixeira diz que ao longo das décadas, ele e Geraldo debateram, questionaram e praticaram a arte brasileira. (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

Não quero entender o que nitidamente não está ao meu alcance entender. A morte de Geraldo Roca é uma fratura exposta.

O que me intriga não é só a violência da partida; Me intriga também o fato dele ter existido meio a margem da vida das pessoas do Brasil. Mistério não tão contundente quanto a morte, mas um mistério intrigante. Porque a sociedade deixa escapar certas expressões que, reveladas, melhorariam sensivelmente a vida de todos?

Nunca houve um autor como ele; nem aqui nem em lugar algum, pois certos dons são exclusivos e únicos. Mesmo que isso possa parecer irreal já que, como disse, o nosso povo, por algum motivo misterioso, usufruiu muito pouco da sua música.

Deixo aqui uma mensagem pro futuro e para todos aqueles que estiverem presentes nesse tempo onde a verdade sobre a obra de Roca, se revelará; sua música vem de uma região cósmica onde as energias da poesia e da beleza se misturam e estabelecem referências essenciais para a evolução das artes.

Éramos amigos desde os anos setenta. Ao longo desses tempos debatemos, questionamos e praticamos arte brasileira, sempre dispostos a corrigir o desnível musical entre interior e litoral.

Em 2015 resolvemos contar a história dessa longa amizade através das canções que fomos gravando ao longo dos anos. Selecionamos oito gravações antigas para serem remasterizadas e regravamos nossos dois principais sucessos; Trem do Pantanal e Romaria. E as cantamos juntos.

O Plano era criarmos um espaço visível para mostrarmos a beleza desse momento que ocorreu paralelo à MPB nos anos setenta e oitenta e que hoje soma-se ao mercado nacional como grande protagonista.

Entretanto, não há o que dizer. Mistérios são mistérios; ponto final.

Geraldo Roca, finalmente, não existe mais!

Nos siga no Google Notícias