ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

O inimigo de Dourados está solto

Por Eleandro Passaia (*) | 02/02/2011 13:18

Não faz muito tempo que retornei a Dourados. Poucos meses distante e ares de eternidade.

Na chegada, uma decepção - reencontrei um inimigo antigo. Pensei que com os acontecimentos de setembro de 2010 o mau caráter fosse fugir, mas ele continua por aqui e se arma para ressurgir triunfalmente.

Ele precisa ser desarmado. Se colocarmos na mesa fria as obras feitas em Dourados nos últimos anos, o resultado da autópsia vai revelar que estão entre as mais caras, mas não entre as mais belas e nem melhor estruturadas. Culpa principal de nosso grande adversário político.

Para derrotá-lo, agarro-me às afirmações de homens da lei a exemplo do juiz federal Odilon de Oliveira, que também deseja cassar o algoz de Dourados.

Pergunto-me, no entanto, se o próximo prefeito está disposto a aumentar as fileiras daqueles que querem eliminar o inimigo que castiga a cidade. A tarefa requer pulso firme, pois para combate-lo, é preciso primeiro enfrentar empreiteiros e parlamentares acostumados com a farra das propinas.

Se a missão parecer utopia, comecemos a revolução pela transformação de nossas mentes. Eliminar o corrupto é uma luta sem vitórias, porém, combater a corrupção do setor público é um desafio possível. Quando as torneiras que jorram dinheiro fácil forem de fato fiscalizadas, a política deixará de ser um “bom negócio” para quem procura riquezas.

Assim, será essencial que o novo prefeito assine um TAC( Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, determinando novas regras para o setor de licitação. Uma vez celebrado, os próximos administradores da cidade não poderão mais mudar o que for acordado nesse TAC.

Apresento 3 necessidades urgentes, dentre tantas outras que poderão ser sugeridas pela sociedade organizada:

- Que todos os editais sejam divulgados integralmente na internet, possibilitando que qualquer empresa do Brasil participe da disputa de preços, conforme já sugeriu em entrevista o promotor Paulo Zeni;

- Que o pregão eletrônico - na prática e não apenas no papel - passe a ser a modalidade preferencial dos processos licitatórios;

- E que a prefeitura não se oponha à comissão que inevitavelmente será criada pela própria comunidade para acompanhar todos os processos, desde a elaboração dos editais, passando pela assinatura dos contratos à entrega dos produtos e serviços.

Este último item é o mais importante já que dará a população o direito de fiscalizar todas as compras e contratações feitas pelo poder executivo. A proposta audaciosa fará torcer o nariz de muita gente mal intencionada, mas vai encher de alegria e esperança quem espera retorno dos impostos pagos.

O prefeito que será eleito no próximo domingo deverá escolher entre agradar os corruptos travestidos de políticos profissionais ou atender o anseio popular. Se for corajoso receberá as honrarias de um líder destemido; mas se lhe faltar tal nobreza fatalmente terá muita dor de cabeça em outubro de 2012.

Coragem é um dom nobre revelado com AÇÃO. Não há justificativa para permitir que continue vivo o nosso principal inimigo político: a CORRUPÇÃO.

(*) Eleandro Passaia é jornalista, ex-secretário da Prefeitura de Dourados na gestão do prefeito Ari Artuzi.

Nos siga no Google Notícias