ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

Onde está o tempo que você perde tempo procurando

Por Rodrigo Cazelli (*) | 28/07/2014 10:00

Você pode estar se perguntando por que não tenho mais tempo como antes, como os dias tem passado rápido demais, por que não estou conseguindo fazer todas as minhas tarefas. Como conciliar vida profissional com lazer e família?

É certo que cada vez mais nos parece que os dias tem menos horas que realmente os tem, o principal fator dessa análise é chegar ao fim do dia e perceber que ficou muita coisa há se fazer. Os profissionais tem cada dia mais atribuições dentro das organizações e a pressão para atingir resultados positivos aumenta da mesma forma que aumenta a ansiedade e a desmotivação. É nesse ponto que ao passar dos dias não percebemos a queda do nível motivacional dos profissionais e das equipes, isso tudo reflete na relação familiar e principalmente na relação consigo mesmo.

Mas será possível uma conciliação entre todos os afazeres e ter uma vida social ativa e uma convivência familiar adequada?

Programação mental: O cérebro funciona com janelas de conhecimento, toda vez que se diz que não há tempo, o cérebro cria um padrão de realidade e não importa o que faça sempre acreditará que não tem tempo. Faça a experiência de mudar o discurso durante alguns dias, tenho o tempo necessário para desenvolver tudo aquilo que é importante.

Faça um tempo para você: Não ter tempo para você, faz com que toda a sua energia motivacional seja extraída rapidamente no seu dia a dia, é como um tanque de combustível de um veículo que gasta toda sua capacidade antes mesmo de chegar ao destino. Procure atividades que lhe agrade, esporte, meditação uma simples conversa informal. Faça você também parte de sua agenda diária.

Saia da zona de conforto: Busque fazer o seu trabalho de forma mais diferenciada e eficaz. Perdemos muito tempo fazendo as mesmas coisas da mesma forma. Busque a diferenciação e produtividade (fazer mais com menos), acredite que é capaz de fazer mais sempre.

Mantendo o foco: Foco é fator primordial nas atividades, estabeleça as prioridades do dia, da semana e assim por diante e avalie se está sendo mantido o foco durante todo o dia. Se colocar à disposição de várias atividades e obrigações resulta numa inconsistência de foco destorcendo os objetivos, não permitindo o cumprimento de tudo o que foi proposto. Isso causa um transtorno no fim do dia quando se avalia os resultados e se observa que pouco ou quase nada foi realmente começado e terminado adequadamente.

Listagens que auxiliam: Faça em uma folha de papel uma divisão no meio e escreva as atividades do dia dividindo-as em importantes e urgentes. As importantes do lado esquerdo da folha e as urgentes do lado direito.

LADO ESQUERDO: IMPORTANTE
-
-
-

LADO DIREITO: URGENTE
-
-
-

Importante são aquelas que traz resultados relevantes no seu dia a dia, resultados de curto, médio e longo prazo. Essas atividades nunca são urgentes, uma tarefa pode se tornar urgente se não for cumprida no tempo previsto.
Urgentes são aquelas atividades as quais o tempo está curto ou esgotado. São exigência que chegam em cima da hora, por terem sido esquecidas ou não planejadas, clientes que apresentam problemas, esses são alguns exemplos.

Fuja de atividades circunstanciais: atividades desnecessárias ou excessivas. Atividades que não vão de encontro som seus objetivos (uso exagerado da internet, reuniões sem propósito, e-mail que vinculam brincadeira, muitas saídas para café e conversas paralelas.

Faça do seu tempo o maior tesouro que existe, nele você pode sonhar, planejar e executar seus projetos, ouse fazer diferente, passe a ser aliado do tempo, proporcione a si mesmo a condição perfeita de fazer tudo o que deseja no tempo presente pois é certo que só existimos no hoje.

Ouse conquistar a si mesmo. (Nietzsche).

(*) Rodrigo Cazelli, administrador, especialista em Administração de Marketing e Propaganda. Profissional de Coaching e Analista Comportamental. Diretor do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias