ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Pais, filhos e algo mais

Por Kleber Gomes (*) | 01/09/2015 08:24

Não são poucos os lares nos quais o desequilíbrio chegou e tomou conta. Conflitos, irresponsabilidades e toda sorte de amargura desempenham um grande impacto em muitas famílias, hoje, Brasil afora. Nesse contexto aqui lembrado, o que esperar da relação entre pais e filhos existente atualmente?

Podemos elencar quatro ingredientes vitais para a plena harmonia entre pais e filhos, quaisquer que sejam as condições sociais, culturais ou econômicas de sua família. O que vale é avaliar com seriedade e sinceridade se os mesmos estão presentes aí, neste exato momento, na alma do seu lar, em cada cantinho de sua casa e nos vínculos que devam existir entre pais e filhos leitores dessas linhas.

Citamos em primeiro lugar o diálogo, sem o qual muitos lares têm enfrentado todos os tipos de desentendimentos e de ausência de metas e de ideais. Dialogamos hoje com tudo, por meio das redes sociais, com os amigos virtuais, com as localidades mais remotas, no entanto, em muitos momentos, a um metro de distância está o ente querido isolado, pois valorizamos tudo menos os momentos importantes de acesso ao coração daqueles que convivem conosco debaixo do mesmo teto. Uma pitadinha de diálogo diária começa a fazer uma diferença e tanto em sua vida familiar.

Um segundo ingrediente que não pode faltar de maneira alguma entre pais e filhos é a fé de que todas as adversidades, quaisquer que sejam, podem ser superadas, alcançando-se a bonança que só vem depois das maiores tempestades. A perseverança somente acontece nos lares onde essa fé existe.

Não é o seu tempo hoje o de desistir. A fé de que dias melhores virão, mesmo que o presente não apresente em nada uma luz no fim do tiunel, traz todo um sabor de querermos mais, de querermos avançar e de chegarmos lá. A fé é o nutriente que nos mostra que além da linha do horizonte existe o amanhã, o futuro, a colheita fruto do plantio hoje realizado.

O terceiro elemento necessário a todo e qualquer lar é a prática do verdadeiro amor. Precisamos aqui destacar que praticar o mais nobre de todos os dons envolve ir além dos poemas, das canções e dos mais belos discursos que podemos empreender. Pontes são erguidas sobre inimizades, o perdão volta a ser uma realidade e a paz levanta bem alto a sua bandeira em locais onde o amor é vivido com intensidade.

Os nossos maiores discursos sobre o amor são nulos diante de atos de vingança e de competição que teimamos continuar executando em nossas casas. O amor é a liga e o cimento que faltam a um grande número de famílias da atualidade.

E por último vale destacarmos o valor que devemos dar aos pequenos detalhes da vida. Vivemos tão focados na busca das grandes colheitas, dos resultados gigantescos e das maiores e melhores vitórias. Esquecemo-nos assim do brilho do olhar do filho que recebe o pai ao final de um dia de intenso trabalho. Não damos mais importância a um piquenique com a família naquele parque que um dia trouxe alegria e momentos de descontração lá no passado.

Não nos lembramos mais da última vez que saímos com os filhos de dentro das quatro paredes e com os olhos fixados no céu contemplamos a luz das estrelas distantes. Os pequenos detalhes, os pequenos gestos e os atos mais simples trazem-nos um brilho sem igual, que dificilmente encontraríamos sob os maiores holofotes da atualidade.

O desafio acabou de chegar para você. Pegue com cuidado cada um desses ingredientes e coloque no dia a dia da comunhão e da aproximação com a sua família. Cremos serem sem igual os resultados colhidos todas as vezes que nutrimos os nossos lares com cada um dos elementos acima citados. Experimentemos e vejamos um colorido a mais na vida moderna que temos vivido. De repente, você descobre o porquê de estar, há tempos, vendo quase tudo em preto e branco.

(*) Kleber Gomes é pastor evangélico da Igreja Batista Ebenézer, na Vila Pioneira em Campo Grande, e terapeuta familiar.

Nos siga no Google Notícias