ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Artigos

Plantio direto no Brasil completa 40 anos

Por Carlos Pitol (*) | 13/05/2013 14:00

O início do sistema plantio direto no Brasil acaba de completar 40 anos, sendo considerado o grande responsável pela verdadeira revolução que se processou na agricultura brasileira. Apesar do descrédito inicial em relação a sua viabilidade e eficiência, estes são aspectos incontestáveis hoje.

A erosão do solo que era a grande tragédia que assolava a agricultura brasileira e comprometia o seu futuro deixou de ser problema quando o plantio direto passou a ser largamente adotado pelos agricultores do nosso país.

Para comemorar os 40 anos deste sistema de cultivo, a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha - FEBRAPDP realizou um evento solene no dia 30 de abril passado, no Parque de Exposições de Londrina-PR. Antecedendo este evento, a Universidade Estadual de Londrina - UEL, concedeu o título de "Doutor Honoris Causa" pelos relevantes serviços prestados à agricultura brasileira ao agricultor Herbert Bartz, um dos pioneiros do plantio direto no Brasil.

No Estado de Mato Grosso do Sul, o sistema passou a ser adotado no começo da década de 80, mas evoluiu com muitas dificuldades e problemas até a criação da Fundação MS, em 1992. A primeira missão desta foi desenvolver o próprio plantio direto no estado, o que foi feito com muita determinação e deu à Fundação um lugar de destaque, sendo reconhecida nacionalmente pelo importante trabalho realizado.

O plantio direto na palha possibilitou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias e sistemas de produção agrícola, que resultaram na grande competitividade e eficiência da agricultura e pecuária brasileira. Sem dúvidas, não fosse esta nova forma de cultivo, a nossa agricultura não teria atingido o nível atual. Reconhecer a importância que teve o plantio direto para a nossa agricultura é a forma de valorizar quem contribuiu para o seu desenvolvimento.

(*) Carlos Pitol é engenheiro agrônomo, especializado em manejo do solo e do estado nutricional de plantas, e é pesquisador do setor de Fitotecnia Soja da Fundação MS.

Nos siga no Google Notícias