ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Plataformas digitais: a viagem dos seus sonhos está na internet

Por Henrique Mol (*) | 29/10/2014 09:54

O meio mais democrático de divulgação de informação, a internet, é, hoje, o maior aliado das agências de turismo. Faço minhas as palavras do Secretário de Políticas de Turismo do Mtur, Vinícius Lummertz: “o descobrimento de novas alternativas pelo viajante passa pelo conteúdo da internet, que é a forma mais barata, mais visível de levar informação dos destinos turísticos, também a mais segura, à medida que tem as redes sociais dando opinião e qualificando”. Não por acaso, o uso da mídia social, como fonte de informações turísticas, é o canal preferido por um terço da população brasileira, à frente da indicação de parentes e amigos, tendo crescido 68,4% nos últimos seis anos.

A ferramenta perpassa todas as fases do planejamento de uma viagem, desde a busca de informações sobre o destino à reserva, o compartilhamento de imagens e informações que irão incidir sobre os possíveis interessados àquele destino. Tendo em vista a abrangência das redes de contato que as mídias sociais proporcionam e o alcance desses compartilhamentos de informações, é importante as agências “infiltrarem-se” nesse ciclo, a fim de direcionar vendas. Para João Carlos Pastore, representante do Facebook Brasil, a estratégia é atingir esses usuários individualmente, com ofertas e produtos específicos.

A Encontre Sua Viagem, rede de franquia de agência de turismo, tem investido crescentemente no canal online e no desenvolvimento de melhorias e novos serviços para oferecer aos seus clientes. As maiores apostas são no canal do Facebook e no Blog (http://blog.encontresuaviagem.com.br, que contam com informação atualizada sobre promoções e dicas de viagem. O Blog, ativo há menos de um ano, já recebe uma média de mais de mil acessos diários. Além disso, a modalidade de franquia online da companhia é a que responde, atualmente, pelo maior volume de faturamento da mesma.

Após anos de experiência no segmento, algumas tendências se revelam claramente no que tange, especialmente, ao seu público blogueiro. O conteúdo que atrai o internauta é aquele que não escancara diretamente a promoção, mas o faz introduzindo-o por meio de informações curiosas sobre o local, dicas cruciais, seja para gastar menos ou aproveitar melhor o tempo e ter uma experiência única, ainda que o destino seja bem popular. Uma linguagem mais intimista também é valorizada e imagens que “encham os olhos”.

Em síntese, o investimento no canal online e em melhorias contínuas, as quais abrangem também a variedade de serviços de turismo ofertados, adaptadas às mudanças do perfil dos viajantes, é, hoje, crucial às empresas que atuam em nosso setor. Antes de comprar a passagem ou o pacote, o turista quer se cercar de todas as informações possíveis e, nenhum lugar melhor que a internet para fazer isso.

(*) Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Nos siga no Google Notícias