ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Por que estou saindo do PMDB?

Por Fábio Trad (*) | 15/06/2015 13:30

Em Mato Grosso do Sul, o livre exercício da política no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PDMB) está insustentável.

A forma de condução do partido exercida por André Puccinelli oprime, comprime, reprime e deprime. Seu poder se agigantou potencializado pelo nanismo moral dos bajuladores que o cercam, chegando a temê-lo até mesmo fisicamente, gerando há tempos um clima de sufocamento do debate interno.

Com exceção de uma rara minoria, qualquer tema a ser discutido pelos membros do partido, começa pela seguinte indagação que dará o norte do debate: antes de tudo, o que o André deseja que se faça?

Ora, isso não é partido, mas arremedo de uma facção travestida de feudo pessoal.

Moldado à imagem de André, reconhecidamente um competente administrador, a cúpula do PMDB/MS revela total incapacidade de suportar opiniões divergentes que são fundamentais à oxigenação do partido. Pior ainda: usa o desprezo público e a manipulação odiosa para se ‘vingar’ dos que ousam discordar da inspiração poderosa de André.

Nesse cenário desolador, lideranças emergentes que procuram apenas exercer o direito de expor suas próprias convicções no partido são vistos como "estranhos no ninho" e passam a sofrer represálias e perseguições implacáveis.

Sem falsa modéstia, a dedicada eficiência com que honrei a responsabilidade de Deputado Federal, inclusive projetando nosso Estado em instâncias de grande relevância do Congresso Nacional, mereceria do partido o empenho pela renovação de um mandato reconhecidamente produtivo e limpo.

Isso se o partido não fosse o “PMDB de um só ”, que preferiu me ver como ameaça à unanimidade subserviente que se está tentando construir com obsessiva determinação, inclusive protagonizando efetivamente a coordenação da campanha de uma que foi candidata a deputada federal de outro partido que não o seu próprio, além de favorecer de forma deslavada e abusiva a candidatura a deputado federal de outro correligionário em prejuízo dos demais que são do mesmo partido.

Diante do constrangedor cerco imposto pela truculenta forma de lidar com quem não o obedece, de forma incondicional - sim, porque o primeiro passo para o cadafalso no partido é recusar-lhe fanática adoração - não me resta alternativa para contribuir com o debate público no país e em MS a não ser procurar um partido que me dê a liberdade de pensar e agir sem receio de ser caçado como desafeto ou inimigo.

Sem o mínimo espaço no partido que sempre busquei dignificar, e ao qual honrei com votação individual superior a de três candidatos eleitos, buscarei abrigo em agremiação partidária que estimule lideranças emergentes, que apóie boas práticas de fazer e que não sejam boicotados por não pertencerem à "panelinha do chefe".

Estou convicto de que muitos membros do partido endossam as razões que me levam dolorosamente a desfiliar-me do "Partido Pessoal de André Puccinelli" - pois a isto se reduziu o MDB de Ulysses e Simon em MS.

E compreendo perfeitamente, embora deplore, o silêncio de alguns que, mesmo desejando se levantar, preferem, de forma invertebrada, rastejar por medo da reação de alguns adjuvantes do poder especialistas em assassinar vocações e reputações.

Tenho em mãos documentos oficiais que comprovam a forma como fui prejudicado nesta última eleição pelo PMDB que procurei honrar. E eles serão revelados, se necessário for.

Enfim, não posso e não devo continuar em um partido que, de antemão, decide, pela vontade de um só, quem deve ou não deve ser eleito de acordo com critérios alheios à competência e ao trabalho.

Sem mágoas pessoais, porque a briga ainda está no terreno da política, mas indignado com a forma torpe e incompreensivelmente injusta como fui alijado deste processo eleitoral por ordem e desejo pessoal do grupo de André, estou me desfiliando do PMDB para ter o direito de praticar a política em um partido que cultive ideias e não adule um personagem.

Em consequência da desfiliação, renuncio ao cargo de secretário-geral do partido e de outras funções partidárias e administrativas no âmbito interno do partido, ressalvado obviamente o mandato legitimamente conquistado no pleito em 2010.

(*) Fábio Trad é advogado e suplente de Deputado Federal.

Nos siga no Google Notícias