A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

16/01/2015 14:13

Quatro dicas para eliminar o pensamento sabotador que existe em você

Realizar uma tarefa do mesmo modo durante anos só trará o mesmo resultado de sempre

Por TicianaTucci (*)

O ano de 2015 já está a todo vapor e com ele novas metas e desejos. No entanto, muitas ideias não chegam nem no papel. Isso porque pensamentos sabotadores influenciam tanto as nossas ações que temos a sensação de fracasso e falta de produtividade, que toma conta do nosso “eu” e cria um bloqueio ainda maior entre vontade e a realização. Mas como reverter o processo para sentir-se realizado?

Veja Mais
Marcas lutam diariamente para impactar as pessoas
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo

Veja quatro dicas fundamentais na vida pessoal ou profissional para driblar esses sentimentos e alcançar com sucesso as metas estipuladas para 2015:

1 – Tenha foco – Temos muitos desejos para realizar. Por isso, é importante que você passe sua lista para um papel e deixe bem à vista. Parece bobagem, mas o simples fato de olhar para os itens “cotidiariamente”, vai criando uma nova conexão mental.

2 – Dê recompensas para a sua mente – Para estabelecer novas conexões mentais, precisamos ter disciplina. Exemplo: acordo todos os dias às 6 horas da manhã para caminhar, pois quero perder peso, ganhar energia e ser mais saudável. No entanto, um pensamento entra dizendo “prefiro ficar dormindo”. Perceba que você pode alterar o pensamento. Traga uma frase positiva que faça sentido para você para que seu cérebro elimine as crenças que você manteve até agora. No meu caso, quando o “diabinho” vêm à mente, eu rebato, “seu eu caminhar vou eliminar mais meio quilo hoje, terei energia e serei mais eficaz”.

3 – Disciplina, disciplina, disciplina... - Novos hábitos, novas conexões. E para criar uma nova conexão é preciso ter disciplina. Não deixe seu pensamento sabotar. Insista no cumprimento de sua meta. Muitas variáveis poderão interferir, gerando procrastinação (o famoso deixa que depois eu faço). Por isso, se o hábito for criado (estudiosos de Programação Neurolinguística dizem que é preciso 21 dias para que a ação torne-se hábito), sua meta ficará bem mais próxima. Realizar uma tarefa do mesmo modo durante anos só trará o mesmo resultado de sempre. Então, mude, quebre a rotina e deixe que os novos hábitos façam parte da sua vida.

4 - Controle seu medo e ansiedade – No meio do caminho haverá também o medo de falhar, de se machucar, de perder dinheiro, de se frustrar, frustrar os outros....São sentimentos comuns que geram ansiedade. Se isso ocorrer, tenha claro na sua mente o que quer fazer, onde quer chegar e porque quer chegar. Talvez sua meta demore um pouco mais, mas será cumprida. Lembre-se: Quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar está bom.

Faça uma boa jornada!

(*) TicianaTucci, psicóloga com MBA executivo em Marketing de Serviços pela ESPM, acumula mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em seleção, treinamento e desenvolvimento.

Marcas lutam diariamente para impactar as pessoas
Segundo pesquisas, temos contato com aproximadamente 2.000 marcas em um dia “comum” e menos de 300 delas ficam em nossa memória. Por isso, essas marc...
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo
Crises econômicas em qualquer país do mundo ensejam debates sobre reformas. São nos cenários de recessão prolongada que as nações se defrontam com se...
Educação e o futuro da alimentação
Educação deve colaborar na preparação de todos para o pleno exercício da cidadania e, especialmente, formar os jovens para uma vida profissional que ...
Convenções internacionais e competitividade
O Brasil precisa atuar com mais critério na hora de analisar e ratificar convenções multilaterais, especialmente as negociadas no âmbito de entidades...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions