ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

Saiba como harmonizar as luzes de Natal em casa

Por Cláudio Giannico (*) | 26/11/2013 13:58

Conforme o Natal se aproxima, lojas e centros comerciais ofertam e exibem diversas opções de luzinhas para decoração, desde a tecnologia convencional ao LED. Nesta época, a iluminação diferenciada proporciona um toque especial às festas e é fonte de criatividade na personalização dos ambientes. De acordo com a tradição cristã, neste ano, o dia 1º de dezembro marca a data oficial para iniciar a montagem da árvore e decoração natalina, pois representa o início do chamado Tempo do Advento. Mas, diante de tantas opções e cores, como harmonizar todas as luzes na sua casa?

Primeiramente, é importante verificar se as luzinhas que você irá comprar aumentam ou não a conta de luz demasiadamente. Para estimar valores, vamos supor que sua decoração permaneça montada desde o dia 1º de dezembro até dia 6 de janeiro (Dia de Reis). Ao todo, serão 37 dias, com aproximadamente cinco horas de acendimento diário (18h às 23h). Cada lampadazinha convencional utilizada nesse tipo de circuito chega a consumir 5W e, portanto, se você utilizar um acessório com 100 pequeninas lâmpadas, seu gasto com energia elétrica no período será de R$36,07, sob o custo médio de R$ 0,39 KW/h. É um valor considerável. Por isso, se possível, escolha as luzinhas de LED, que consomem até 90% menos energia, não esquentam e duram 25 vezes mais que as tradicionais.

Dito isso, vale ressaltar que alguns ambientes são mais frequentados em dia de festa, como a sala de estar e área externa, e merecem mais atenção na hora de preparar a iluminação. A sala deve manter uma decoração aconchegante e receptiva, sem exageros. Uma boa dica é, inicialmente, estabelecer a iluminação geral por meio de lustres, pendentes ou dispositivos instalados em sancas. Isso evitará o ofuscamento e dará a sensação de amplitude espacial. Em seguida, aproveite os objetos de decoração, como quadros e estantes, para instalar as luzinhas de Natal. Mas, cuidado: é importante ter atenção para não gerar reflexos, principalmente se houver espelhos ou itens com acabamento metálico por perto.

Já na área externa, o ideal é causar efeitos de iluminação em plantas e vasos. Para isso, o mais indicado é a utilização de lâmpadas que emitem luz colorida ou que possam trocar de cor automaticamente. Caso possua árvores, indicamos posicionar também luminárias, projetores ou embutidos de solo que permitam criar o efeito uplighting (luz de baixo para cima) ou downlighting (efeito contrário). É importante lembrar que, na escolha do material, é preciso ficar atento ao IP (Índice de Proteção) adequado às condições externas, como blindagem contra a chuva e resistência à ação dos raios ultravioleta. Com essas dicas, certamente o jardim ficará mais convidativo durante a noite.
Após um bom planejamento, pesquisa e escolha certa dos acessórios, libere sua criatividade e comece as mudanças. Aproveite as dicas e, quem sabe, decore sua residência para outras comemorações que estão por vir em 2014. Certamente suas celebrações do fim de ano terão uma iluminação exclusiva, alegre e agradável. Boas Festas!

(*) Cláudio Giannico é formado em Administração de Empresas pela FMU, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é gerente nacional do Canal Retail da OSRAM.

Nos siga no Google Notícias