ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Saúde e bem-estar através do Shiatsu

Por Nilson Nishijima (*) | 09/09/2015 13:29

Infelizmente, a correria da atualidade nos obriga a sermos negligentes com alguns assuntos da vida que fazem toda a diferença. É tanto trabalho, compromissos sociais e familiares que mal sobra tempo para cuidarmos corretamente da beleza e relaxar um pouco. Quando esses descuidos permanecem por muito tempo, no entanto, a coisa começa a ficar mais séria e logo começamos a notar o surgimento de reflexos nada convenientes como o estresse, o descontentamento com a própria aparência e até dores pelo corpo.

Se você se identificou com a situação descrita no parágrafo anterior, saiba que há uma alternativa eficaz tanto para amenizar os resultados desses maus hábitos, quanto para prevenir que eles se agravem a níveis mais preocupantes. Trata-se do Shiatsu, um método terapêutico que, por meio do toque das mãos e dos dedos em determinadas partes do corpo, consegue restabelecer o equilíbrio energético do organismo, gerando bem-estar e beleza como consequência.

O Shiatsu é uma técnica milenar desenvolvida no Japão. Sua aplicação correta proporciona benefícios comprovados, por exemplo, na eliminação de dores lombares, nas costas, nos músculos e contra cólicas, que estão entre os reflexos negativos mais comuns do nosso cotidiano atribulado. Entretanto, os ganhos não param por aí e incluem a elevação da autoestima, o auxílio no equilíbrio emocional e também nos processos digestivo, circulatório, reprodutor, entre outros. Desta forma, com todos esses problemas resolvidos, os benefícios estéticos aparecem naturalmente.

É por isto que o Shiatsu faz tanto sucesso no Japão, um dos países mais desenvolvidos do mundo. Para se ter uma ideia, lá na “Terra do Sol Nascente”, o massagista geralmente é o primeiro profissional de saúde a ser procurado quando surge alguma dor. Somente se ele não conseguir resolver o problema, é que as pessoas recorrem ao médico.

Os terapeutas que atendem por lá não dizem que o paciente está “doente”, mas sim, que seu corpo está em “desequilíbrio”. As técnicas que fazem parte do Shiatsu foram desenvolvidas e aprimoradas ao longo de séculos em uma nação mundialmente reconhecida pela alta qualidade de vida de seus habitantes.

Além de tudo o que já foi dito, o Shiatsu também é bastante útil, por exemplo, para o alívio de tensões, a tonificação muscular, o auxílio no tratamento da fibromialgia e para o combate da hipertensão arterial. Também melhora a circulação sanguínea e linfática, reduz a sudorese e o cansaço. Tudo isto, sem mencionar o relaxamento físico, mental e emocional. No entanto, o Shiatsu é contraindicado nos seguintes casos: até o terceiro mês de gravidez, doenças com febre e contagiosas, além de suspeita de fraturas, luxações e na maioria das doenças degenerativas.

(*) Nilson Nishijima é massagista e especialista em Shiatsu

Nos siga no Google Notícias