ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

Segurar o 13º salário é mais seguro

Luzia Felix da Silva (*) | 20/11/2012 09:56

Estamos às vésperas do pagamento da primeira parcela do 13º salário e é bastante perceptível o volume de propagandas nos meios de comunicação tentando influenciar o consumidor para que ele gaste imediatamente o bônus natalino, em alguns casos, antes mesmo de tê-lo recebido.

No entanto, os jornais noticiam que há um número significativo de pessoas que estão endividadas, mas mesmo assim se sentem estimuladas a gastar para aproveitar tais ofertas anunciadas. E normalmente, as ‘festas de fim de ano’ induzem as pessoas a trocarem presentes e serem solidárias.

Com isso, a indústria aproveita o momento para lançar diversos produtos, uns úteis e outros não, como forma de estimular o comércio, aumentando as vendas de fim de ano, como são popularmente conhecidas.

Porém, é pertinente abordar que esse é o momento de se equilibrar financeiramente para o próximo ano. E de que forma é possível fazer isso? Simples, considerando que muitos estão endividados, esse é o melhor momento para saldar parte ou o total dos débitos acumulados durante o ano que se finda.

Caso ainda não seja o suficiente, basta se programar para utilizar parte da segunda parcela do salário extra. O importante é que não levar dívidas adiante, pois, à medida que uma financiadora aluga o seu capital (venda a prazo) ela espera que esse valor volte ao seu caixa trazendo além do principal, alguma remuneração pelo período que esse dinheiro ficou fora da empresa.

Boa parte das pessoas não olha dessa forma, mas é assim que funciona o mercado financeiro: quem tem sobrando empresta para quem não tem, o que caracteriza uma forma de aluguel do dinheiro em circulação.

Quando se compra em parcelas e acaba pagando o mínimo, o consumidor vai pagar o acréscimo de juros sobre juros. E daí, é como se pagasse o aluguel duas vezes, o que inviabiliza qualquer planejamento. Assim acaba sendo cada vez mais difícil para o devedor sair dessa situação. Dessa forma, utilizar o dinheiro extra para deixar de pagar juros é a melhor escolha, possibilitando iniciar o ano novo com as contas em dia e o nome limpo.

É importante que as pessoas tomem como lição tal experiência, pois cada vez que se compram sem planejamento, outras obrigações acabam sendo somadas às contas antigas e não dão à oportunidade de aproveitar descontos oferecidos em despesas fixas de início de ano, como matrículas em escolas, impostos municipais entre outras, o que podem representar uma economia de até 50% dos valores a serem pagos.

Embora o mercado tente convencê-lo a gastar o 13º salário imediatamente a escolha é sua! Você deve estar convicto do que é melhor para sua família e quais sonhos pretendem realizar.

(*) Luzia Felix da Silva é professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – unidade 1

Nos siga no Google Notícias