ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Seja líder de si mesmo

Por Eduardo Shinyashiki (*) | 30/11/2014 09:15

O crescente aumento da competitividade faz com que as empresas demandem um nível sempre mais alto de aprimoramento em termos de performance e inovação. Para isso, a empresa opera por meio de cinco pontos essenciais: produtos e serviços, processos, organização, sistema de informação e especialmente o ser humano.

Entre essas cinco dimensões, a do ser humano representa a fonte de maior desenvolvimento e o fator chave na geração do valor agregado, capaz de assegurar o sucesso da empresa. Uma atenta gestão das pessoas é fundamental para determinar o nível de rendimento e resultados, confirmando a ligação entre qualidade das relações interpessoais, o nível de motivação e o rendimento.

O primeiro passo para gerir pessoas com sabedoria é saber liderar a si mesmo de forma eficaz, reconhecendo que, antes de ocupar um determinado cargo, ele é um ser humano em busca de um significado e um sentido naquilo que faz. Ser líder de si mesmo significa se conhecer, saber se motivar e saber definir estratégias necessárias para agir e buscar o equilíbrio entre as exigências da realidade da empresa e a satisfação dos colaboradores.

Quem tem autoliderança sabe organizar e conduzir a própria vida de forma eficaz. Tem um projeto de vida onde o trabalho é incluído e sabe se observar para modificar os condicionamentos ou limitações instaladas. O líder de si mesmo define objetivos, tem uma autocrítica construtiva, assume as próprias responsabilidades e respeita suas próprias ações e também as dos outros. Ele pensa em termos de oportunidades e soluções, sabendo que o dia a dia é como nós o criamos: podemos fechar os olhos para a realidade, ou mantê-los abertos, mudando assim completamente a relação com o mundo.

Quem sabe liderar a si mesmo tem modelos de pensamentos positivos que são transmitidos também aos colaboradores, dando as condições para que eles adquiram competências e possam se tornar líderes de si mesmo, descobrindo cada vez mais suas potencialidades.

O líder se relaciona diretamente com as pessoas da empresa e para isso são necessárias competências específicas, entre elas:

- Comunicar-se de forma apropriada em conteúdo, contexto e tempo, sabendo explicar, não somente o “que” se está fazendo e o “como” precisamos fazer, mas especialmente o “por que” se faz, o propósito de tudo aquilo. É Isso que o torna um líder inspirador.

- Ter uma visão geral do ser humano, como indivíduo que pensa, sente e vive de forma única, complexa e mutável. Saber lidar com as emoções próprias e do outro, para compreender melhor os colaboradores, influenciar os comportamentos, e poder guiá-los para equilibrar os interesses individuais com os da empresa.

O líder de si mesmo reconhece que independente de onde ele se encontra, é apenas de passagem, assim como somos de passagem na vida. O importante é transmitir algo valioso às pessoas que encontramos nessa passagem, influenciá-las e envolvê-las emotivamente, para contribuir em deixá-las melhores, tocando a sua alma e para que elas se tornem também lideres de si mesmo.

(*) Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.

Nos siga no Google Notícias