ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Semana Nacional de Educação Financeira: por que ela é tão importante?

Por Lélio Braga Calhau (*) | 09/03/2015 10:53

De 09 a 15 de março, acontecem em várias cidades do Brasil, atividades que compõe a “2ª Semana Nacional de Educação Financeira”, a qual é uma importante iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover o tema no país.

A educação financeira nunca foi tão divulgada pela imprensa e comentada nas mídias sociais. E o motivo é óbvio! As pessoas tem dívidas, muitas por sinal, e isso leva a situações de conflitos sociais, que ultrapassam a simples questão de se ter um débito civil a pagar.

Buscamos construir no Brasil uma sociedade justa e com o número mínimo de conflitos. Eles existem e sempre existirão, mas podemos reduzir uma parte de contendas se atacarmos as causas, e não apenas as consequências. Parte desses conflitos envolve, invariavelmente, a relação das pessoas com o dinheiro, suas percepções e o endividamento muito elevado do povo brasileiro.

Como promotor de justiça e após quinze anos no Ministério Público, presenciei inúmeros divórcios, agressões entre vizinhos, parentes e amigos, envolvimentos com o crime, que surgiram por conta de divergências envolvendo dinheiro, expectativas irrealizáveis e, em especial, o endividamento.

Não é incomum que as pessoas que militam no fórum, às vezes comentem que os motivos dos conflitos interpessoais de dois mil anos atrás são, em resumo, os mesmos motivos que hoje incrementam, de alguma forma, a violência no Brasil. O dinheiro sempre aparece, de forma sutil ou bem ostensiva, num grande número de confusões.

O consumidor endividado é alvo fácil para uma série de pessoas mal intencionadas e, em muitos casos, para sair provisoriamente de um sufoco financeiro, se metem e uma situação muito pior do que a que originou a dívida, como por exemplo, recorrer a agiotas. Precisamos sim, educar financeiramente a população, com o objetivo de prevenir essas situações negativas e ajudar a construir os sonhos de cada um. As pessoas não querem só viver pagando dívidas. Elas querem ser felizes e alcançar sonhos. Nesse sentido, saber lidar com responsabilidade financeira é fundamental.

Por fim, a iniciativa da “2ª Semana de Educação Financeira” é válida e deve ser aplaudida pelo mérito de seus organizadores, bem como adotada como “política pública” pela União, Estados e Municípios, como uma ação de interesse público primário da sociedade. Dessa forma, evita-se que interesses particulares se apropriem dos verdadeiros objetivos e que o conhecimento da educação financeira seja massificado, em especial, para as pessoas de baixa renda, que são as maiores vítimas do elevado endividamento social que presenciamos no Brasil hoje.

(*) Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos".

Nos siga no Google Notícias