A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

30/08/2014 08:28

Ser grato é essencial para encontrar a felicidade

Por Dominique Magalhães (*)

A vida fica mais leve e os problemas menores quando os enxergamos como aprendizado. Muitas pessoas ainda insistem em dar mais atenção ao sofrimento do que para a lição que ele traz. A maioria de nós tende a ressaltar o que está faltando ou dando errado e não consegue perceber as coisas boas ao redor.

Veja Mais
Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Em busca da competitividade sustentável para o agronegócio

Os “reclamões” compulsivos costumam ter medo de ousar, isso porque acreditam que cada situação boa vai custar um preço alto, ou até mesmo trazer uma surpresa desagradável logo em seguida. O ato de sempre focar no pior e esperar sempre um resultado negativo, reduz as expectativas a ponto de não restarem estímulos. E, quem não tem objetivos que valham à pena, não consegue enxergar soluções ou acreditar no lado bom da vida.

Algumas atitudes positivas quando transformadas em hábitos, complementam nossa felicidade. Uma delas é sabermos agradecer. A verdadeira gratidão se encontra nos momentos em que você aprecia as pequenas coisas, onde a cada dia se tem a oportunidade de aprender algo novo, buscar ser alguém melhor. E também quando agradecemos por coisas simples e pessoas que, de alguma forma, nos ajudaram.

Jamais devemos nos esquecer que algumas conquistas só foram possíveis porque outras pessoas estavam por trás delas, sejam amigos, familiares, professores ou até mesmo aquele estranho que cruzou por um instante nosso caminho.

Agradecer pode parecer um acontecimento banal, mas essa ação gera mudanças positivas em nossos relacionamentos e até na saúde. Este sentimento de plenitude nos leva a sentir emoções positivas, desfrutar de boas experiências, lidar com adversidades e fortalecer os laços de afeto. Veja quantas vantagens encontramos em uma simples mudança de comportamento!

Adotar a prática de agradecer e não enfatizar o lado ruim das coisas é o primeiro passo para uma vida plena. Então o que você está esperando? Vamos lá, olhe a sua volta, sorria, reflita e agradeça por tudo o que conquistou até hoje, agradeça também pelas pessoas que lhe prestaram um favor e as pequenas maravilhas que o cercam. Faça este exercício e seu coração também vai lhe agradecer.

(*) Dominique Magalhães é autora do livro “O que falta para você ser feliz”, lançamento da Editora Gente, é empresária com atuação em desenvolvimento social e mentora do “Projeto Social Dom – Qual o seu Dom?”.

Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Nestes poucos dias do Ano da graça de 2017, o Brasil e o Mundo viram estarrecidos o massacre brutal de cerca de pelo menos 134 detentos, dentro das p...
Em busca da competitividade sustentável para o agronegócio
O papel da sanidade animal e vegetal Há décadas as questões sanitárias de plantas e animais integram a lista das preocupações do agronegócio brasilei...
Elementos da teoria da decisão
A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de ...
O diálogo inter-religioso
Desde a declaração Nostra Aetate, do Concílio Vaticano II, a Igreja busca manter o diálogo inter-religioso. Aí surge a pergunta: Por que o diálogo co...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions